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Ações da Mútua na pandemia intensificam cuidados com saúde e segurança

Os cuidados com a saúde e a segurança de todos sempre estiveram no dia a dia da Mútua, que promove, já há vários anos, ações e campanhas preventivas, como Outubro Rosa, Novembro Azul, conscientização sobre diabetes, saúde mental, entre outras. Também realiza programa de acompanhamento de doenças do trabalho, principalmente relacionadas à coluna, promove diversas ações relativas a atividades físicas e mantém um programa de medicina do trabalho que acolhe e resguarda os colaboradores.

Com a pandemia de Covid-19, novas rotinas e posturas foram impostas para todos os segmentos da sociedade, incluindo as empresas e trabalhadores. “A pandemia do novo coronavírus trouxe para todas as empresas o desafio de envidar medidas de prevenção objetivando conter o espalhamento do vírus e o aumento do número de casos e outras medidas visando identificar os empregados mais vulneráveis, o diagnóstico precoce e o acompanhamento dos casos”, detalha a médica pós-graduada em Medicina do Trabalho, Saúde Pública e Auditoria Médica que atua na Mútua, Soraia Toledo.

Ações da Mútua na pandemia

Desde o início da pandemia, a Mútua tem se preocupado, em todos os âmbitos, em implementar ações específicas que garantam a saúde e a segurança de todos – colaboradores e associados. Um exemplo disso é o estabelecimento do regime de teletrabalho, de acordo com as determinações das autoridades locais de lockdown ou de outras medidas restritivas de isolamento social.

No início deste ano, tivemos a expedição de novos Decretos por diversos estados, municípios e pelo DF. A Mútua e suas Regionais, mais uma vez, seguem irrestritamente as medidas de segurança, como ocorreu também no ano passado. Por meio da Portaria nº 19/2021, a Mútua definiu as regras para esse período de teletrabalho, como a suspensão de todos os eventos coletivos nas dependências da Mútua e dos deslocamentos de diretores e colaboradores para viagens a trabalho.

Início: estabelecimento do home office e monitoramento médico

Como ação inicial, a Caixa de Assistência assim que os governos estaduais, distrital e municipais definiram as regras de restrição (lockdown), em março de 2020, colocou as equipes em home office, principalmente o grupo de risco – colaboradores maiores de 60 anos, gestantes e aqueles com qualquer um dos fatores de riscos para o aumento de complicações por Covid. O sistema de teletrabalho para a maioria dos colaboradores seguiu até junho, quando, gradativamente, a Mútua restabeleceu as suas atividades presenciais na Sede e nas 27 Caixas, conforme ocorriam as liberações por meio dos Decretos governamentais.

Cabe ressaltar que alguns colaboradores do grupo de risco continuaram exercendo suas funções em home office, conforme avaliação e orientação médica. O atendimento da médica do trabalho que assiste a Mútua, Soraia Toledo, foi ampliado no ano passado, com a profissional da saúde realizando o monitoramento e a avaliação tanto dos colaboradores do grupo de risco, quanto daqueles que apresentaram algum sintoma que poderia ser da Covid.

A médica relata que todos os colaboradores que informam sintomas sugestivos de Covid 19 ou que são identificados pelo gestor com sintomas são imediatamente orientados a ficar em home office e   buscar atendimento médico até que ela possa entrar em contato. “No monitoramento feito essencialmente através da telemedicina dos casos suspeitos ou confirmados, orientamos quanto às medidas de isolamento, momento mais adequado para realizar exames, tratamento, tempo de isolamento e liberação para retorno ao trabalho”, explica a médica.

Higienização, limpeza e aferição de temperatura

Quando do retorno gradativo às atividades presenciais, em 2020, a Mútua definiu uma série de ações relativas aos protocolos sanitários e de saúde, visando a segurança no retorno dos colaboradores.  Inicialmente, a Mútua funcionou em regime de escala, com duas equipes por horário. Foi feito treinamento sobre os novos protocolos de convivência na Mútua e foi enviada por e-mail aos colaboradores uma cartilha com as orientações de higiene e comportamento.

Cada colaborador recebeu um kit contendo dez máscaras de tecido e álcool em gel individual, foram contratadas mais pessoas para a equipe de limpeza, em todos os andares foi disponibilizado álcool em gel e de hora em hora passou a ser realizada higienização de maçanetas, corrimãos das escadas, elevadores e outras superfícies de constante contato.

Para entrar na Sede da Mútua, em Brasília, mesmo pela garagem, todos, devem estar usando máscara de proteção e têm a temperatura corporal aferida. No caso dos colaboradores, a aferição também é feita a cada duas horas. Os colaboradores que utilizam transporte público, incluindo os terceirizados, realizam teste de Covid a cada 15 dias e diversos materiais informativos, como banners e cartazes, estão espalhados pelo prédio indicando os cuidados de higiene e distanciamento social. As Regionais da Caixa de Assistência foram orientadas a também seguirem as mesmas normas.

“A aferição da temperatura na entrada e durante a jornada é uma das medidas visando identificar colaboradores com febre (temperatura igual ou maior que 37,8 º C) que denuncia a presença de processo infeccioso que pode ser pelo SARS CoV 2.  Identificar os empregados febris e afastá-los para esclarecimento diagnóstico é uma das ações que fazem parte do monitoramento”, informa Soraia Toledo.

Empresa especializada realiza sanitização na Mútua Sede, sempre que se julga necessário

Outra ação preventiva estabelecida foi a sanitização dos ambientes no prédio da Sede, de tempos em tempos, sempre que necessário. Uma dessas ocasiões em que foi feito processo de desinfecção preventiva contra o coronavírus foi durante e entre as reuniões técnicas de integração dos novos diretores regionais, em fevereiro. Lembrando que os eventos ocorreram no momento em que o Governo do Distrito Federal já havia liberado a realização desse tipo de atividade e seguiram todos os protocolos de saúde. Os encontros ocorreram em blocos, por regiões, e de forma híbrida, para possibilitar àqueles diretores que não puderam participar presencialmente, acompanhassem os trabalhos via web. Os diretores que estiveram nos encontros, em Brasília, realizaram em seus estados, antes da viagem, exames de RT-PCR, fazendo o mesmo ao voltar.

Reuniões foram híbridas. Diretores regionais, em Brasília, seguiram todos os protocolos, como o distanciamento e o uso de máscara

A qualidade do ar interior na Sede da Mútua está certificada de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conforme Resolução nº 09, de 2003, o que garante ainda mais segurança a todos os que transitam nas instalações do prédio. Os colaboradores também foram instruídos a deixarem, sempre que possível, as janelas abertas para melhor circulação do ar.

Neste período de distanciamento social, a Mútua primou por realizar reuniões por web conferência. Foram reuniões da Diretoria Executiva, com as Regionais, reuniões dos setores, de grupos de trabalho, entre outras.

Chamada de matéria (agosto/2020) sobre reunião por videoconferência

Com mais de 1.600 visualizações, a live promovida pela Mútua, em parceria com a Qualicorp, em junho do ano passado, foi um sucesso. O tema abordado foi COVID – Ambiente e Convivência no Trabalho. Realizado no canal da Mútua no Youtube, o bate-papo foi conduzido pela médica Soraia Toledo, e o diretor de Inteligência Médica da Qualicorp, Celso Evangelista.

Live da Mútua e da Qualicorp teve 1633 visualizações

Também com foco nessa área de saúde, a Mútua divulgou constantemente orientações sobre os cuidados preventivos da Covid e, ainda, publicou cartilhas virtuais (interna e externa) com questões relativas ao assunto.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua