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Centro-Oeste, Sul e Sudeste abrem calendário de reuniões de integração

Arthur Milhomem, Fátima Có, Paulo Guimarães, Giucelia Figueiredo e Cláudio Calheiros

Realizado em blocos, por Regiões, o evento de treinamento acontece de forma híbrida, com programação presencial, em Brasília, e online para os diretores que não puderem comparecer. As reuniões estão agendadas para os dias 8 e 9 (Centro-Oeste, Sul e Sudeste), 11 e 12 (Nordeste) e 18 e 19 (Norte).

A gestão 2021-2023 das Diretorias Regionais da Mútua teve início em 1º de janeiro, com diretores reconduzidos para um segundo mandato, diretores estreantes e outros que já foram diretores de Regionais em anos passados e retornam para uma nova gestão.

Com o objetivo de promover a integração, apresentando os setores da Mútua, procedimentos e novos projetos, a Sede promove, neste mês, evento de treinamento e planejamento para os diretores regionais da nova gestão.

Em virtude dos protocolos de segurança e saúde instituídos pela pandemia da Covid, os encontros são em blocos, por Regiões. Nos dias 8 e 9, ocorreu a reunião com diretores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em 11 e 12, será realizada a reunião da Região Nordeste e em 18 e 19, da Região Norte – todas de forma híbrida, com programação presencial (na Sede da Mútua, em Brasília) e online para os diretores que não puderem comparecer.

Início dos trabalhos

A abertura do evento para o primeiro grupo (Centro-Oeste, Sul e Sudeste) ocorreu na manhã dessa segunda-feira (8), com as presenças dos diretores executivos eng. civil Paulo Guimarães (presidente), eng. agr. Giucelia Figueiredo (administrativa) e eng. agr. e Seg. Trab. Cláudio Calheiros (Tecnologia). Também compuseram o dispositivo de honra, a presidente do Crea-DF, eng. civil Fátima Có e o diretor geral da Mútua-DF, eng. civil Arthur Milhomem, que representou todos os diretores regionais.

Crescimento da Mútua foi o destaque da fala do presidente Paulo Guimarães

Paulo Guimarães parabenizou os diretores pela eleição e agradeceu a presença de todos no evento. “Estamos iniciando o triênio 2021-2023 das Regionais e os últimos seis meses da atual gestão da Direx. Que neste evento possamos pensar em tudo aquilo que a Mútua já fez, mas, também, em tudo aquilo que ainda pode ser feito”, propôs.

O presidente da Mútua ainda apresentou o balanço da Instituição dos últimos 10 anos, comemorando o grande crescimento que a Caixa de Assistência alcançou. “Só foi possível graças ao trabalho conjunto dos diretores executivos e regionais, do Plenário do Confea, dos Crea, das entidades e dos colaboradores”, lembrou Guimarães.

A diretora administrativa enfatizou a ampliação da participação da mulher em cargos do Sistema Confea/Crea e Mútua nesta última eleição e saudou as diretoras regionais em especial. Giucelia Figueiredo externou sua preocupação com a pandemia. “O processo de imunização ainda vai demorar e os reflexos da pandemia ainda se estenderão. Precisamos ampliar nossas ações sociais”, afirmou.

Giucelia Figueiredo destacou a participação das mulheres no Sistema

“Ao longo desses dois dias teremos a oportunidade de discutir muitos assuntos e sanar as dúvidas de cada um”, indicou o diretor de Tecnologia, ao dar as boas-vindas aos diretores regionais. Calheiros também reforçou a mensagem de que a pandemia ainda não acabou e que é preciso seguir com os cuidados, além de que é preciso ter isso em mente no trabalho à frente da Caixa de Assistência. Ainda segundo o diretor, as novas tecnologias podem auxiliar demasiadamente, principalmente neste ano “que precisamos fazer aquilo que não foi feito em 2020”.

Novas ferramentas são importantes para auxiliar no atendimento aos profissionais, lembrou o diretor Calheiros

Anfitriões

Fátima Có deu boas-vindas aos diretores da Mútua e reforçou que ela e o Conselho estão “sempre e 100% a disposição de todos”. A presidente do Crea-DF lembrou da importância da Caixa de Assistência e dos Creas interagirem e promoverem a união em prol dos profissionais e da sociedade. “O Crea está construindo um novo prédio e já reservamos um espaço privilegiado na entrada para a Mútua”, comentou a presidente.

Anfitriões: Arthur Milhomem e Fátima Có

Em nome dos diretores regionais e, ainda, como anfitrião, o diretor geral da Caixa DF disse ser fundamental essa oportunidade de dialogar e construir soluções em conjunto com os demais diretores regionais. “Nosso convite para que a presidente do Crea-DF estivesse aqui hoje, conosco, representa isso, nosso comprometimento com a união, com o trabalho e pelo crescimento do Sistema Confea/Crea e Mútua”, ressaltou.

Programação

Nos dois dias de treinamento, os diretores regionais tiveram apresentações e tiraram suas dúvidas sobre os setores da Mútua, procedimentos internos e externos e projetos em desenvolvimento.

A atividade fim da Caixa de Assistência, os benefícios, foi o tema da primeira parte da reunião. O gerente de Benefícios, Gustavo Freitas, falou sobre o recente agrupamento da carteira de benefícios, que visa otimizar as concessões e, também, atende às instruções do Tribunal de Contas da União (TCU).

Freitas ainda detalhou dois projetos da Gerência que em breve estarão à disposição das Regionais. O primeiro deles é o sistema desenvolvido em parceria com a Serasa (que já atende a Mútua) para uma análise de crédito mais específica e o segundo diz respeito a adoção de um novo formulário online para parametrização das concessões dos benefícios sociais. Segundo o gerente, essas ações e a implantação, em 2019, da plataforma de solicitações online de benefícios mostram que a Mútua está atenta à nova realidade e busca, cada vez mais, facilitar o acesso dos mutualistas aos serviços da Caixa de Assistência. “Trocamos pilhas e pilhas de papel por um celular. Hoje, o associado solicita um benefício pelo seu smartphone”, reforçou.

Período da tarde

As apresentações vespertinas começaram com o relatório gerencial e de desempenho da área de Previdência. Também se apresentaram a chefe da Central de Relacionamentos da Mútua (CRM), e equipes de Saúde, Auditoria e Controladoria. 

O gerente de Previdência, Rodrigo Barbosa de Castilho, destacou a importância das anuidades, que são destinadas à concessão dos benefícios sociais, como o Auxílio Pecuniário, o Auxílio Funeral e o Pecúlio por Morte. “Recentemente, refizemos estudos atuariais e percebemos que, mesmo ampliando os descontos da anuidade em 2021, seria possível aumentar o valor dos benefícios. Por isso, desde janeiro, o Auxílio Funeral passou a ser de R$6 mil e o Pecúlio por Morte chegou a R$20 mil, para morte natural, e R$ 40mil, para morte acidental”, explicou.

Detalhes sobre o TecnoPrev foram passados pelo gerente Rodrigo Castilho

Castilho informou, também, a evolução de participantes do TecnoPrev, que em 2020 chegou a 92,5 mil, dos quais 65 já foram assistidos até novembro de 2020. O patrimônio líquido da previdência complementar da Mútua, atualmente, é de R$ 233,7 milhões.

A segunda apresentação foi realizada pela chefe da Central de Relacionamentos da Mútua (CRM), Najla Gomes Haddad. Ela iniciou destacando que a CRM encerrou 2020 com mais de 56 mil atendimentos, um recorde para a Instituição. “Em relação a 2019 – com 44,5 mil atendimentos – o crescimento das comunicações pelos canais institucionais foi de 21%”, disse.

“Um fator importante para o bom desempenho da equipe foi a implantação de um novo software que otimiza o atendimento e auxilia os processos de gestão, além de aumentar a produtividade da equipe, de acordo com a necessidade da Instituição e de seus associados”, explicou a chefe do Setor. Implantado em fevereiro do ano passado, o software gerencia o volume de atendimentos recebidos e o adequa à equipe, conforme a necessidade gerada, também cria um histórico de contatos recebidos e realizados, emite relatórios – inclusive, em tempo real – e permite gerenciar o desempenho individual e coletivo, entre outras vantagens.  

O assessor Carlos Eduardo Cyrillo de Araujo apresentou a estrutura e as atribuições da área de Saúde da Mútua. Durante sua explanação, compartilhou informações sobre o panorama da saúde suplementar no país, sobre as carteiras de beneficiários da Mútua vinculadas às administradoras de benefícios e o projeto piloto com a cooperativa médica Unimed Campo Grande.

Atualmente, os mutualistas têm a sua disposição planos de saúde comercializados e administrados pela Qualicorp (em vários Estados), Extramed (PR, SC e RS) e Benevix (SP, RJ e ES), além da SulAmérica Saúde, responsável pelos planos dos colaboradores.

Na oportunidade, Carlos Araujo explicou o projeto para credenciamento de operadoras de planos de assistência à saúde diretamente pela Mútua, que abrangerá inicialmente 14 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. “O público elegível envolverá profissionais da Engenharia associados à Mútua nas modalidades Institucional, RT Corporativo e Sócio Contribuinte, bem como seus dependentes. Além disso, o objetivo é efetuar o credenciamento de todas as operadoras de saúde que apresentarem proposta, mesmo que elas estejam na mesma Região. O credenciamento ocorrerá para as operadoras que estiverem devidamente regularizadas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que atendam aos requisitos do nosso Termo de Referência”, explicou.

O presidente da Mútua, Paulo Guimarães, relatou para os diretores a experiência positiva do projeto piloto realizado em Mato Grosso do Sul e detalhou o objetivo da Diretoria para a área. “O nosso objetivo é implantar o credenciamento de operadoras em todo o país. Queremos ter planos de saúde administrados pela Mútua em todo o Brasil, com um custo-benefício melhor para os associados e reajustes mais baixos”, defendeu.  

Distanciamento e outros cuidados foram tomados para garantir a saúde e a segurança dos participantes

O período da tarde foi encerrado com os setores de Controladoria, apresentada pelo controlador da Mútua, José Roberto Piffer, e da Auditoria, pela assessora Rosane Alves Valladão.

Evento híbrido

Toda a programação foi transmitida ao vivo para os diretores regionais que participaram remotamente e também puderam interagir com os participantes em Brasília. Virtualmente, participaram: PR – eng. civil Julio Cesar Vercesi Russi, diretor geral, e eng. quím. Luiz Eduardo Caron, diretor administrativo; RJ – eng. eletric. Luiz Felipe Pupe de Miranda, diretor geral, eng. mec. Luiz Antônio Fonseca Punaro Baratta, diretor financeiro, e eng. agr. Osvaldo Henrique de Souza Neves.

Presencialmente, estiveram 23 diretores regionais: DF – eng. civil Artur Milhomem Neto, diretor geral, eng. agr. Hermes Jannuzzi, diretor financeiro, e eng. civil Ailton Ferreira Assis de Almeida, diretor administrativo; ES – engª geol. e Seg. Trab. Leila Issa Vilaça, diretora geral, eng. eletric. Eduardo Luiz Henriques, diretor financeiro, e eng. agr. Douglas Muniz Lyra, diretor administrativo; GO – eng. civil Luiz Soares de Queiroz, diretor geral, eng. agr. Márcio de Jesus Guimarães Resende, diretor financeiro, e  eng. mec. Fábio Souza Gomes, diretor administrativo; MG – eng. ind/mec Abelardo Ribeiro de Novaes Filho, diretor geral, e eng. civil Junia Márcia Bueno Neves, diretora administrativa; MS – eng. civil Valter Almeida da Silva, diretor geral, eng. eletric. Edson Alves Delgado, diretor financeiro, e eng. Agr. Angelo Cesar Ajala Ximenes, diretor administrativo; MT – eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior, diretor financeiro, e eng. sanit. Suzan Lannes de Andrade, diretora administrativa; PR – eng. mec. Harlon Luna Ferreira, diretor financeiro; RS – geol. Pablo Souto Palma, diretor geral, e eng. civil Gilmar Amaral Piovezan, diretor administrativo; SC – eng. mec. Julio Cesar Bertoldo, diretor administrativo; e SP – eng. eletric. Renato Archanjo de Castro, diretor geral, eng. civil e Seg. Trab. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, diretora financeira, e eng. civil e Seg.Trab. Ronaldo Florentino dos Santos, diretor administrativo.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua