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Atendimento ao associado Mútua e teletrabalho estão em plena atividade na quarentena

Todos os setores seguiram com suas atividades em home office e com atendimentos online e por telefone

Definições importantes foram tomadas pela Diretoria Executiva da Mútua visando atender ainda mais aos associados neste período de pandemia e, também, para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores da Instituição em todo o Brasil. Foram aprovados novos prazos de vencimento da anuidade e de reembolso de benefícios e linhas de cunho assistencial foram definidos como prioridade na concessão de recursos. As atividades de modo geral passaram a ser desenvolvidas em home office.

No Distrito Federal, a Unidade Federativa a estabelecer as primeiras medidas de isolamento social, o comércio e as instituições começaram a trabalhar em regime de home office e delivery ainda em março. Com isso, a Mútua seguiu as orientações das autoridades de saúde e adotou as medidas. Assim que as determinações foram pautadas nos demais estados, as Regionais da Mútua também efetivaram o teletrabalho.

Associados atendidos

Desde setembro do ano passado, a Caixa de Assistência já trabalha com sistema online para as solicitações de benefícios. Dessa forma, durante a pandemia do novo coronavírus, a área fim da Mútua não foi afetada e os associados estão sendo atendidos regularmente. No período de 16 de março a 4 de maio deste ano, a Mútua concedeu 785 benefícios reembolsáveis, totalizando mais de R$ 23,5 milhões. No mesmo período do ano passado, o montante foi de R$ 35,8 milhões, em 1.262 benefícios.

Considerando, ainda, o período acima, quanto aos benefícios sociais de caráter não reembolsável foram 12 concessões, em 2020, e 13, em 2019, com valores globais de R$ 51.497 e R$ 79.052, respectivamente. O parâmetro levado em consideração também se refere às datas indicadas anteriormente. Ainda foram registrados 1.191 novos associados, nesses cerca de 50 dias de isolamento social em 2020, ante 2.236, em 2019.

TecnoPrev

As adesões ao plano de previdência complementar da Mútua, o TecnoPrev, continuam bastante expressivas. Em abril, foram concluídas 451 novas adesões ao TecnoPrev, além das cerca de 100 propostas aguardam a homologação para o ingresso no plano. Também é possível sentir uma preocupação crescente dos associados com a questão da contratação dos benefícios adicionais de risco. Cabe ressaltar que o plano TecnoPrev possui a possibilidade de contratação de cobertura adicional para o risco de morte, inclusive, decorrente do novo Coronavírus, resultando em uma segurança maior para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Outro setor que também já está inserido no modo online é o Protocolo da Mútua que, desde o início deste ano, recebe todos os tipos de documentos direcionados à Instituição. No recorte de tempo indicado (16/03 a 04/05/20), o sistema recebeu 102 documentos, mantendo a média geral do mesmo período no ano passado, que foi de 105 documentos. No período de pandemia, a Mútua continua com suas rotinas e segue recebendo documentos diversos de expediente que podem ser acessados pelos destinatários via web, como ofícios, contratos e requerimentos, entre outros.

Benefícios e anuidade: assuntos mais tratados

Os atendimentos da Central de Relacionamento Mútua (CRM), que antes eram realizados por telefone e e-mail, com o home office passaram a ser feitos exclusivamente por e-mail. Houve um aumento considerável na procura por informações com relação aos benefícios, principalmente sobre a medida da Mútua de prorrogar por até cinco meses o reembolso dos benefícios sem juros, multa e correções e, também, sobre a prorrogação do vencimento da anuidade 2020. Os atendentes da CRM realizaram em home office, no período abrangido nesta matéria, um total de 8.255 atendimentos, enquanto no mesmo período do ano passado o número foi de 6.455.

À Ouvidoria da Mútua chegaram, durante esses dias, 193 mensagens, das quais a maioria relatando dificuldades dos associados em quitarem suas parcelas de benefícios reembolsáveis. Um aumento de quase 100 contatos em relação ao mesmo marco temporal de 2019, quando foram recebidas 96 mensagens via Ouvidoria.

Comunicação

Desde o início das medidas preventivas da COVID-19, a Mútua reforçou a comunicação com os associados e profissionais do Sistema em geral para garantir que todos estejam cientes das novas rotinas e decisões que impactam diretamente a vida dos associados. Logo que as prorrogações das datas de vencimento foram expedidas, foram publicadas matérias no site e redes sociais e os mutualistas receberam as informações por e-mail. Essa nova realidade gerou um fluxo de interações e os canais de comunicação da Caixa de Assistência também receberam muitas mensagens de associados do Brasil inteiro. Cerca de 200 interações com perguntas, comentários, sugestões e elogios dos associados foram recebidas no site e nas redes sociais da Mútua.

Novas rotinas e teleconferências

Cabe ressaltar que todos os setores da Mútua – incluindo os internos – estão, nesse período, funcionando normalmente e realizando atendimentos pelo sistema corporativo de suporte (englobando a Sede e as 27 Regionais), como também por e-mail e telefone.

Reuniões e treinamentos têm sido realizados por meio de videoconferência. Já foram promovidas 41 reuniões online, envolvendo, entre outras áreas, Gerência de Benefícios, Auditoria, Financeiro, Tecnologia da Informação, Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas, Superintendência, além das Diretorias Executiva e Regionais.

 

Em sentido horário: o diretor-presidente em exercício Cláudio Calheiros, o gerente de Benefícios Gustavo Freitas, o diretor financeiro Paulo Saran e a diretora administrativa Giucelia Figueiredo

Todas as áreas da Mútua, mesmo as não mencionadas acima, apresentaram seus resultados de atividades aos diretores executivos, em reunião virtual realizada em duas etapas: nos dias 12 e 18 de maio.

Com dados, planilhas ou relatos de ações do período – que teve início com a pandemia e as medidas de isolamento – ficou registrado que esses fatores não impediram as equipes da Mútua de atender, direta ou indiretamente, seu público alvo: os profissionais com registro no Crea, em especial, os mutualistas.

 
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Fonte: Gecom/Mútua