Notícias

Profissional do RS: estamos aqui para te acolher!

Nesse momento em que todo o país volta suas atenções para o Rio Grande do Sul, onde mais uma vez as fortes chuvas colocaram diversas regiões do estado em situação de calamidade pública, a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea reforça seu acolhimento aos profissionais do estado.

“A situação no Rio Grande do Sul é muito crítica devido às severas condições climáticas que assolam a região. Com fortes chuvas, enchentes devastadoras e desmoronamentos, muitos profissionais encontram-se em situações extremamente desafiadoras, lutando não apenas pela recuperação de suas casas e comunidades, mas também pela manutenção de suas atividades profissionais”, comentou o presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida.

Reconhecendo a urgência desse momento, o presidente enfatizou o compromisso da Mútua em oferecer um acolhimento robusto aos afetados, destacando a importância da solidariedade e do apoio mútuo em tempos tão difíceis. “Toda a nossa área nacional de Benefícios em Brasília está à disposição e empenhada em auxiliar a nossa Regional sulista para que todo e qualquer apoio seja prontamente oferecido àquele profissional que necessitar”, enfatizou Francisco Almeida.

“Se você é associado da Mútua-RS e foi atingido pela calamidade, estamos aqui para te apoiar”, diz mensagem enviada pela diretora geral da Mútua-RS, eng. agrônoma Andrea Brondani, aos seus contatos e nas divulgações realizadas em redes sociais desde o início da semana.

Definindo como uma “situação de verdadeiro caos logístico”, Brondani explica que as regiões da depressão central do estado e a Serra Gaúcha são as mais afetadas no momento, mas, que infelizmente, a previsão é de que Porto Alegre também sofra com as consequências das fortes chuvas, enchentes dos rios e desmoronamentos. Outro reflexo muito sério e que pode atingir toda a população do país diz respeito às perdas das colheitas de grãos no RS.

Conforme relatou a diretora da Mútua-RS, vários profissionais perderam equipamentos, carros e deixaram suas casas. “Sou de Santa Cruz do Sul, uma das regiões atingidas, e estou acompanhando a situação. Diversas localidades estão totalmente isoladas, sem a possibilidade de deslocamento entre o interior e a capital”, disse Brondani.

Acolhimento da Mútua

Diante de tudo isso, a Mútua-RS está recebendo o apoio da Sede para que os benefícios e auxílios direcionados a situações emergenciais cheguem aos profissionais, dando um pouco de conforto e segurança nesse momento. “Quero agradecer ao presidente Franciso Almeida e as equipes de colaboradores pela ajuda nesse momento desafiador em que precisamos atender aos profissionais que estão nos procurando em busca de recursos, principalmente do Pecúlio para catástrofes naturais. Esse suporte será muito importante para os profissionais se reerguerem e recuperarem seus equipamentos quando for possível o retorno das atividades”, lembra a diretora.

O diretor financeiro da Mútua-RS, eng. civil Márcio Marun, também reforça que são nestes momentos que o papel da Caixa de Assistência na vida dos profissionais mais se destaca. “O Rio Grande do Sul passa pela maior catástrofe natural da história do estado e diversos profissionais perderam seus bens materiais, como equipamentos, casas e escritórios. E a Mútua, como o braço assistencial da engenharia, agronomia e geociências, pode acolher esses colegas, oferecendo pelo menos algum acalanto nesse sentido de auxiliar na reconstrução dos bens materiais”, afirma o diretor.

Em emergências relacionadas a catástrofes e fenômenos da natureza, o profissional do Crea que é associado à Mútua pode contar com o Auxílio Pecuniário.

A assistência financeira mensal é caracterizada como não reembolsável e é, entre outras finalidades, destinada a amparar o associado em casos de tragédias como essa do Rio Grande do Sul, que podem afetar substancialmente a sobrevivência do profissional e de sua família.

O associado pode receber o auxílio  mensal de até três salários mínimos, por até quatro meses, podendo ser prorrogado por igual período, até o máximo de 12 meses.

Quer saber mais?

Acesse https://www.mutua.com.br/pecuniario/

Também é possível a concessão de benefícios reembolsáveis, em condições diferenciadas, aos associados que se encontram em emergência ou estado de calamidade, provocados por situações climáticas adversas e fenômenos da natureza, os quais tenham afetado substancialmente a vida dos associados e seus dependentes.

Os recursos poderão ser utilizados para custeio de assistência médica, hospitalar, odontológica, compra de medicamentos, aquisição de aparelhos e equipamentos de trabalho, veículos, auxílio para construção, reforma e aquisição de imóveis residenciais e comerciais, bem como para custeio de despesas diversas relacionadas.

Estamos empenhados em atender todos os nossos associados com rapidez e eficiência, assegurando que juntos, possamos superar os desafios impostos pelas enchentes. Lembre-se, a Mútua-RS está ao seu lado, pronta para te apoiar em cada etapa deste processo.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mútua-RS