Notícias

Conselheiros federais parabenizam a Mútua pelas medidas de acolhimento aos profissionais do Rio Grande do Sul

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), abriu na manhã desta quarta-feira (22/05) a 1.674ª Sessão Plenária do órgão, para a deliberação de diversos temas do Sistema Confea/Crea e Mútua. Nesse sentido, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea esteve presente para a apresentação do Relatório Mensal de Atividades da instituição.

Emanados do sentimento de estarem cumprindo o papel da Mútua, o presidente Francisco Almeida e a diretora administrativa em exercício, Paula Pinheiro, receberam em nome de toda a Mútua, durante a Sessão Plenária, os cumprimentos de diversos conselheiros federais pela rápida ação da Diretoria em determinar medidas de acolhimento aos profissionais do Rio Grande do Sul diante da calamidade pública que assola do estado gaúcho.

“Criamos o Programa de Atendimento Emergencial ao Rio Grande do Sul, com um auxílio financeiro aos profissionais acometidos pela tragédia e, também, estabelecemos procedimentos mais céleres para a concessão dos benefícios sociais e reembolsáveis para os mutualistas do estado. Além disso, associados com contratos vigentes podem solicitar a repactuação das próximas seis parcelas de reembolso dos benefícios para o final do contrato, sem que haja a incidência de juros e multa”, explicou Francisco Almeida.

Sobre tais as ações, o conselheiro Cândido Carnaúba Mota informou que alguns conselheiros têm recebido manifestações de colegas do Rio Grande do Sul a respeito do que a Mútua está fazendo para ajudar esses profissionais. “Fiquei muito feliz e quero parabenizar a Mútua e a você, presidente Francisco, pelas medidas que foram tomadas. Obrigada em nome de todos os profissionais”, disse ele.

Para o conselheiro Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, é nítida a evolução da Mútua nos últimos anos, culminando com o reforço de seu papel social e assistencial aos profissionais. “Com satisfação vemos que a Caixa de Assistência está atendendo a sua missão, passando a investir muito mais na atividade fim do que em atividade meio. Isso é visível quando temos esse atendimento de urgência ao Rio Grande do Sul e vemos a Mútua administrando toda essa situação com toda transparência, e muito maior a que tínhamos lá em 2019, quando inicie meu primeiro mandato no Confea”, afirmou Lucchesi.

Ele ainda completou falando de uma “preocupação e sugestão” com relação a implementação de ações visando a auxiliar os profissionais de todo o Brasil e as entidades de classe a definirem estratégias para a reconstrução do Rio Grande do Sul e para prevenção de outras situações parecidas nos demais estados. “Assim como o Confea, a Mútua também apoia uma serie de mediadas, como eventos e cursos, e, agora, esse tipo de iniciativa é muito importante. Estamos vivendo um drama no Rio Grande do Sul onde o papel da engenharia, agronomia e geociências é brutal”, refletiu.

Em resposta, o presidente da Mútua citou o curso promovido em conjunto pela Mútua Nacional, as Regionais do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, os Creas desses dois estados e o Confea, que está capacitando profissionais do Sistema para atuação em desastres climáticos extremos. O treinamento está ocorrendo esta semana, de 20 a 24, de forma online. Cerca de seis mil profissionais estão participando da capacitação.

“A solidariedade brasileira é comovente”. Com essa declaração, o conselheiro Célio de Oliveira referiu-se à situação no Rio Grande do Sul como um “evento de quase guerra”. Para ele, “a engenharia nacional vai ser muito importante para recuperar o estado” e reconheceu a prontidão das lideranças do Sistema em agir com rapidez: “Quero parabenizar os presidentes da Mútua, Francisco Almeida, e do Confea, Vinicius Marchese, pelas ações imediatas que o Sistema tomou em relação à tragédia no Rio Grande do Sul”, comentou o conselheiro.

Da mesma forma, os conselheiros Osmar Barros e Álvaro João Bridi. “Parabéns, Francisco Almeida, e toda a equipe da Mútua pelas ações emergenciais de socorro ao Rio Grande do Sul, acho que isso é a Mútua cumprindo seu papel”, destacou o primeiro, enquanto o segundo citou o presidente Francisco Almeida e os diretores Arício Resende e Paula Pinheiro ao congratular a Mútua “pela atitude pró ativa tomada em relação aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.

Bridi também agradeceu o apoio à Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Espírito Santo. “Essas são atitudes que o Sistema toma que tem um reflexo muito grande de em termos de proteção da sociedade e de atualização e capacitação dos profissionais.

Relatório

Dados sobre o aumento do quadro associativo, dos valores e quantidades de benefícios sociais e reembolsáveis concedidos, os balanços orçamentários e de disponibilidade financeira e os indicadores do Divulga Mútua também integraram o relatório apresentado pela Mútua no Confea, além de informações sobre ações institucionais e internas de gestão.

Reunião da Direx

Aconteceu nesta terça-feira, 21/05, a 372ª Reunião da Diretoria Executiva da Mútua com a participação do presidente Francisco Almeida, e dos diretores Arício Resende (Financeiro) e Paula Pinheiro (Administrativa – em exercício).

Na pauta, melhorias de processos internos, solicitações das Regionais, homologação de benefícios, divulgações do TecnoPrev, entre outros temas.

 

Redação: Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Marck Castro (Plenária) e Eliane Damascena (Direx)