Notícias

Presidente da Mútua acompanha abertura da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no ES

A abertura da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Espírito Santo marca um momento significativo para o setor no estado. Com a presença do presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida, a cerimônia de abertura simboliza o compromisso da Caixa de Assistência na promoção de medidas para capacitar os profissionais sobre ações preventivas no combate a pragas e doenças que afetam a produção agropecuária.

Também participam do evento o diretor geral da Mútua-ES, eng. ambiental Filipe Machado, o conselheiro federal e eng. agrônomo Álvaro João Bridi e o presidente do Crea-ES, eng. agrônomo Jorge Silva.

O objetivo é capacitar profissionais como multiplicadores de conteúdo para prevenção e vigilância da Monilíase do cacaueiro e da Influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), dois temas de suma importância para a defesa sanitária do Espírito Santo.

A Caravana é promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES/Mapa) e faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa). A ação tem apoio e participação de diversas entidades, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), entre outras.

“Ao enfatizar a educação sanitária como um pilar fundamental para a defesa agropecuária, a Caravana não apenas contribui para a saúde pública e a segurança alimentar, mas também promove uma maior integração e cooperação entre os diversos agentes e instituições envolvidos no setor. É um modelo que esperamos que possa ser replicado em outras regiões do país, fortalecendo assim o setor agropecuário nacional como um todo. E iniciativas como essa a Mútua tem total interesse em apoiar, pois capacitam nossos profissionais do Crea e tratam de temas de interesse social”, explicou o presidente da Mútua.

Filipe Machado disse que recebeu o desafio do presidente nacional da Mútua de realizar a parceria na organização do evento e, com isso, esteve em contato com diversos profissionais que possibilitaram a efetivação desse projeto, definindo-o como “algo único, um exemplo e que trará muitos resultados”. O diretor da Mútua-ES também fez questão de destacar a importância da Mútua e de seu papel na vida dos profissionais: “Ela está aqui para dar suporte na assistência social, na saúde, na qualificação do profissional e da sociedade como um ciclo”, pontuou. Ainda segundo ele, a caravana tem justamente esse perfil, de complementar os dois pontos, tanto o profissional, quanto a sociedade. “Tenho certeza de que este é apenas o primeiro evento que faremos em parceria. Estamos à disposição e obrigada, Chico, por ter me dado esse desafio”, destacou o engenheiro ambiental.

Com estimativa de alcançar cerca de 1200 pessoas, o evento de educação sanitária é voltado a multiplicadores (fiscais e técnicos federais e estaduais agropecuários, profissionais de prefeituras municipais, agentes de saúde, professores); estudantes, agricultores, pescadores e população em geral. Os municípios que farão parte das atividades são: Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta, Vila Velha e Vitória.

 

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com a colaboração de Denise Castro)

Fotos: Denise Castro – Gerência Geral/Educação Mútua