Notícias

Mútua participa de abertura do curso inédito de capacitação para profissionais do Sistema

Uma junção de forças entre a Mútua Nacional, Caixas Regionais, Creas dos estados do Espírito Santo e Rio Grande do Sul e o Confea resultou em uma qualificação inédita para profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua: o curso de capacitação para atuação em desastres climáticos extremos. A iniciativa foi idealizada pelo engenheiro ambiental Filipe Machado, diretor geral da Mútua-ES, em solidariedade ao triste momento que o Rio Grande do Sul está passando com as avassaladoras enchentes no estado.

O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, deu andamento à abertura do curso ao lado do presidente do Crea-ES, Jorge Silva, do vice-presidente do CREA-RS, Mateus Piato e da Denise Friedrich, gerente de relações públicas do Crea-RS. Em sua fala, Francisco Almeida ressaltou dois pontos principais: que a Caixa de Assistência está cumprindo seu papel ao agilizar e facilitar a liberação de recursos para os associados do Rio Grande do Sul, de forma a mitigar os impactos da catástrofe. “Estamos prontos para atender os profissionais que precisam receber os recursos do auxílio social e assistencial Pecuniário ou de benefícios reembolsáveis”, informou. Sobre a capacitação, ele destacou que é uma oportunidade para que os profissionais registrados no Sistema aprimorem suas habilidades e estejam preparados para atuar, de forma eficaz, em situações de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra.

Para Francisco Almeida, o desafio da reestruturação de cidades que sofrem com grandes enchentes, como as que acometem todo o estado gaúcho, precisará contar com a participação de profissionais qualificados para lidar com o ocorrido, liderar projetos, elaborar laudos e orçamentos, buscando minimizar e mitigar os impactos financeiros. “Agora chegou a vez dos profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências auxiliarem, efetivamente, na reconstrução e na recuperação das comunidades afetadas. Este curso é essencial para que os profissionais do nosso Sistema possam expandir suas competências e sua atuação profissional”, concluiu o presidente da Mútua.

No primeiro dia do curso a condução ficou por conta do especialista, engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho, Giuliano Battisti com o tema Liderança e Gestão de Equipes em Resposta a Desastres: Inundações, Deslizamentos e Riscos Estruturais. Uma palestra rica em detalhes, abordando os principais tipos de liderança, equipe multidisciplinar, comunicação, planejamento e decisão. A explanação contou com mais de 2.100 participantes e ao final da noite, o professor respondeu às perguntas registradas no chat ao longo da exposição.

Com 6.000 inscrições para todo o curso, a abertura e o primeiro dia de treinamento já apresentam mais de 10 mil visualizações no canal do Crea-RS no YouTube com apenas 15 horas de hospedagem.

Serão cinco dias de curso intensivo, iniciado nesta segunda-feira (20/05), e vai até sexta-feira (24/05), das 18h30 às 22h30. As aulas ocorrem de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do Crea-RS no YouTube, com a participação de renomados especialistas em diversas áreas.

Confira o roteiro de palestras para os próximos dias:
21/05: Análise estrutural após desastres: Avaliação de imóveis e infraestruturas afetadas por inundações
Instrutor: eng. civil, Ricardo Máximo
Aprenda a avaliar e diagnosticar os impactos em estruturas afetadas por inundações, garantindo segurança e eficácia na resposta emergencial.

22/05: Compreensão dos impactos geológicos de inundações e deslizamentos de terra
Instrutor: eng. geólogo, Eder Moreira
Obtenha um entendimento profundo dos fenômenos geológicos que causam inundações e deslizamentos, essencial para a mitigação de riscos e planejamento de resgate.

23/05: Planejamento de orçamento para reconstrução pós-desastre de imóveis e infraestruturas
Instrutor: eng. civil, Thais Theodoro
Domine as técnicas de planejamento orçamentário para a reconstrução eficiente e econômica de imóveis e infraestruturas após desastres.

24/05: Gerenciamento de projetos em engenharia de emergência: estratégias e implementação
Instrutor: eng. civil, Gisele Costa
Desenvolva habilidades cruciais em gestão de projetos, aprendendo a implementar estratégias efetivas para a recuperação e prevenção de desastres.

Taís Cerutti – ASCOM/Mútua (com informações do CREA-RS)

Fotos: Taís Cerutti – ASCOM/Mútua e Adriana Alves – Assessora