Notícias

Rota da Fruticultura: Mútua e AEA-DF discutem parceria para a capacitação de profissionais da Agronomia e de produtores

Reunindo o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais, a Rota da Fruticultura (RIDE–DF) apresenta-se como o eixo organizador de toda a cadeia produtiva da fruta. Produtores rurais, grupos comerciais, associações, setor público, governos estaduais, distribuidores, setores de logística, armazenamento, embalagens, entre outros agentes, fazem parte do grupo.

Nessa terça-feira, 30 de janeiro, foi realizado um evento da RIDE-DF, no Clube de Engenharia de Brasília, para lançamento da parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal (AEA-DF). O presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida, prestigiou o encontro.

“Um dos principais eventos da área da fruticultura em termos de fixação e de produtividade e estamos aqui, a convite da AEA-DF.  A Mútua quer participar desse grande investimento em capacitação dos nossos engenheiros agrônomos para que possamos levar mais desenvolvimento aos profissionais. A Mútua é isso! Não é só empréstimo, ela é capacitação, é saúde, é cooperação”, ressaltou Francisco Almeida.

Uma intensa agenda de eventos e mobilizações nacionais e internacionais fazem parte das ações da Rota da Fruticultura.  Construir um novo polo de fruticultura no Brasil, estimulando produtores para o cultivo de frutas, através do apoio ao produtor, com capacitações e inovações são algumas das diretrizes da RIDE-DF.

Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse: https://rotafruticulturaridedf.com.br/

Reunião com a AEADF

Os presidentes da AEADF, Antônio Barreto, de da Mútua, Francisco AlmeidaDe forma a inserir a Mútua nesse importante projeto de fomento da agricultura local, o presidente da AEA-DF e Subsecretário de Políticas Econômicas Agropecuárias da SEAGRI-DF, eng. agrônomo Antônio Barreto, esteve na sede da Caixa de Assistência, em reunião com o presidente Francisco Almeida para tratar do assunto.

Uma grande parceria será desenhada para também tornar a Rota da Fruticultura um programa de apoio e empregabilidade dos profissionais da Agronomia, Engenharia e Geociências, e atingindo, inclusive, os produtores rurais.

“Ao apoiar a AEA-DF, também apoiaremos os profissionais. Podemos organizar uma Rota do Conhecimento, como um módulo de capacitação, dentro da Rota da Fruticultura, para capacitar os profissionais do Sistema e, ainda, capacitar os produtores rurais, mostrando a importância da assistência técnica, pois são eles que contratam os profissionais da Agronomia, por exemplo. Com isso, abriremos oportunidades para os nossos profissionais”, destacou o presidente da Mútua.

“É bastante salutar a aproximação institucional entre a Mútua, a AEA, o Crea-DF, Clube de Engenharia, órgãos governamentais do DF e de GO e organismo de cooperativismo para a valorização do bom profissional. Estamos começando a desenhar um projeto voltado para que esse profissional ora capacitado, esteja apto a gerar bons negócios dentro do setor produtivo e para que os produtores rurais, nosso cliente na Rota da fruticultura, também absorva conhecimento através desse aglomerado institucional e, assim, fortalecer a economia rural do DF, de GO e de MG, nossa RIDE. Fiquei muito feliz em estar na Mútua com o presidente Francisco Almeida, dando esse primeiro passo para a construção desse projeto conjunto”, explicou Barreto.

 

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Denise Castro e Alline Abreu – Mútua