Notícias

Ondas de calor estão moldando a engenharia no Brasil com “construções térmicas”

O principal papel da Engenharia, Agronomia e das Geociências é desenvolver soluções para os problemas da humanidade. E nos últimos anos, ondas de calor cada vez mais intensas têm dificultado a vida da população em todo o mundo, chegando ao extremo de causar até mortes.

A postos, profissionais da Engenharia têm usado a tecnologia para investir cada vez mais em estruturas térmicas, sustentáveis e confortáveis que podem ajudar a mitigar os efeitos do aquecimento global. A tecnologia é algo em constante evolução na construção civil, especialmente porque a agenda ESG tem se tornando mais frequente tanto no mercado corporativo, regulatório e na pressão da sociedade e consumidores.

Exemplos dessas tecnologias são alguns softwares que já permitem a criação de modelos tridimensionais (3D) que avaliam a dinâmica de fluidos ao redor de estruturas, assim como em seu interior, a fim de avaliar a melhor forma de construir priorizando o conforto térmico.

O mercado já oferece uma série de soluções de software que auxiliam na eficiência energética, na otimização de recursos e no desenvolvimento sustentável. Assim como a escolha dos materiais, a arquitetura dos edifícios e mesmo a geografia do local onde os prédios são construídos são predominantes para o conforto térmico dos moradores.

Outra das alternativas sustentáveis que muitas construtoras vêm utilizando é o sistema de resfriamento dos prédios usando água circular.

Especialistas em sustentabilidade citam o aumento brutal no uso de painel solar nas residências, que segue sendo uma grande tendência e é um dos marcos da chegada da sustentabilidade e da agenda ESG nas pessoas físicas.

Saiba mais sobre o assunto em uma matéria no Portal Terra.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do portal Terra)