Notícias

Na chegada de um filho, a Mútua também está presente na vida das profissionais

O Auxílio Maternidade, criado nesta gestão da Mútua, está inserido na linha social do Auxílio Pecuniário que abrange diversas situações de perda de renda e vulnerabilidade social e financeira dos mutualistas.

A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea sabe que a maternidade, além de ser um momento especial para a mulher, também representa uma pausa nas atividades laborais e imputa novos gastos à família. Durante o período do nascimento de um filho, muitas vezes a renda de uma profissional fica comprometida, seja porque ela trabalha de forma autônoma e, nesse período faz uma pausa em suas atividades, ou quando é empregada de uma instituição e recebe apenas o auxílio do INSS.
O Auxílio Maternidade da Mútua veio para suprir essa lacuna e apoiar as associadas que necessitam de recursos financeiros para a família.

Engenheiras e mamães
A engenheira de alimentos Denise Belloni Ferrari Furlan, de São Paulo, mamãe da pequena Maria Laura, de três meses, destaca que a Mútua “teve a preocupação de englobar as mulheres, minoria no sistema Confea/Crea e Mútua, nos seus benefícios não reembolsáveis”.

Denise e sua princesa Maria Laura

A profissional, que é empresária e está de licença nessa primeira fase tão importante de cuidados com a filha, foi atendida com o Auxílio Maternidade da Mútua. “Excelente benefício, principalmente para as profissionais autônomas. Garante o direito a licença remunerada num período em que estamos afastadas completamente ou parcialmente das atividades profissionais e isso é muito importante, porque possibilita às profissionais um momento de dedicação aos filhos e à família”, ressalta Denise.

“Caiu do céu!” Assim definiu Janaina Lorejan, engenheira agrimensora, civil e de Segurança do Trabalho, se referindo à linha assistencial da Mútua. “Sou associada da Mútua há uns três anos e não me arrependo. Quando soube dessa novidade em um evento em São José do Rio Preto e fiquei muito feliz. Tenho meu emprego fixo, mas ao sair de licença, temos algumas perdas, principalmente o ticket alimentação, que estava me fazendo muita falta, ainda mais agora, com um bebê, quando os gastos aumentam. Graças a Deus tenho esse auxílio da Mútua, que só veio para somar e me ajudar muito nessa fase maravilhosa que estou vivendo, que é ser mãe”, fala Janaina, emocionada com a maternidade e a chegada do filho Odmir Neto.

Janaina e o pequeno Odmir

“O auxílio maternidade vem ao encontro do movimento que vem ocorrendo dentro do Sistema, que é o Programa Mulher. Nesta adequação de um benefício já existente, conseguimos atender nossas colegas profissionais, por ocasião da maternidade. Este programa e outros nos enche de orgulho porque estamos levando a Mútua a cumprir a missão para a qual foi criada e, ouvir depoimentos como estes, deixa nossa Diretoria com a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma o presidente em exercício da Mútua, engenheiro civil Carlos Vilhena.

O Sistema Confea/Crea e Mútua têm mais de 245 mil profissionais mulheres registradas, com média de idade de 41 anos e atuando em diversos segmentos do mercado de trabalho, conforme aponta o relatório produzido pela Mútua “O Futuro das Engenharias no Brasil”.

Saiba Mais sobre o Auxílio Maternidade

O Auxílio Maternidade tem a finalidade de conceder ajuda de custo a associada sem renda, a partir do nascimento do bebê. Limitado a até 3 (três) salários mínimos mensais, por 4 meses, prorrogáveis até o limite de 6 meses (período da licença maternidade).

No site da Mútua estão todas as informações sobre o benefício social, regras, documentação necessária e formulários.

Auxílio Pecuniário

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Arquivo Pessoal