Notícias

Engenharia de Segurança do Trabalho: ambientes de trabalho seguros e saudáveis

Não foi ao acaso que abril foi escolhido para chamar a atenção sobre a segurança e a saúde no trabalho. Neste mês, há dois marcos importantes. O primeiro deles é o Dia Mundial da Saúde (07/04).  O outro é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4), data que remete a uma explosão em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, que matou 78 trabalhadores, no ano de 1969. O movimento em prol da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ganhou corpo quando, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Durante o mês, são promovidas atividades para conscientização sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e do adoecimento ocupacional. Órgãos públicos e instituições dedicam o mês de abril a ações educativas, assim como os profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho.

A Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo fundamental a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis para os trabalhadores. Os profissionais dessa área atendem a demanda contínua no mercado por especialistas capazes de minimizar os riscos de qualquer atividade e ampliar e enraizar a cultura da prevenção.

Em algumas situações, o que causa os acidentes de trabalho, na verdade não é um acidente, mas, sim, um descaso por parte das pessoas envolvidas, sejam elas as autoridades, os gestores ou os próprios indivíduos. Como resultado, é necessária uma reeducação de todos. A segurança no trabalho depende de múltiplos fatores, e por isso, evitar acidentes deve ser uma meta pública, da própria empresa e de todos os trabalhadores que atuam em contexto de maior risco.

Dados oficiais

Até você terminar de ler este parágrafo, mais um acidente de trabalho será notificado no Brasil. Em menos de quatro horas, mais uma pessoa morrerá em decorrência de um desses acidentes. O problema dos riscos em ambientes ocupacionais é muito grave e gera milhares de mortes e acidentes todos os anos.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os números de acidentes e mortes no Brasil são alarmantes: 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional e 2.538 óbitos por acidente de trabalho no país em 2022. um aumento de 7% em relação a 2021.

Incentivar a prevenção

Mais importante do que remediar é prevenir esses acidentes. Esse é um dos grandes focos do Abril Verde, especialmente considerando que alguns desses acidentes geram sequelas irreversíveis. O investimento em procedimentos mais seguros, uso de equipamentos de proteção individual, entre outras mudanças de processos, fazem uma grande diferença na melhor preservação da equipe de trabalho e pode salvar várias vidas.

Alline Abreu – Assessoria de Comunicação da Mútua