Notícias

Construindo um Amanhã Seguro e Inovador: O Impacto da ISO/IEC 42001 e da normalização para a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia sem volta.

Com aplicações em todos os setores, realizando diagnósticos de imagem, ajudando a combater as mudanças climáticas ou a criar textos inovadores no seu celular, a IA já permeia todas as áreas de nossas vidas e negócios gerando inúmeras e significativas mudanças.

Porém, grandes mudanças trazem sempre grandes oportunidades e grandes desafios e riscos, o que tem gerado em muitos, o sentimento de “medo do desconhecido” inclusive com sugestões de que se interrompesse o desenvolvimento da tecnologia.

O desconhecido realmente desperta “medos”, porém existe um antidoto certeiro para aquilo que não se conhece, chamado…. GESTÃO.

As normas técnicas de Sistemas de Gestão criam uma estrutura de encadeamento entre decisões, ações, processos, informações (baseados no famoso ciclo PDCA – Plan / Do / Check / Act) que dão transparência, qualidade rastreabilidade e controle para qualquer campo do conhecimento e processos de negócio.

Para contribuir com o avanço tecnológico, a International Organization for Standardization – ISO e International Electrotechnical Commission– IEC tem empenhado esforços significativos para desenvolver normas técnicas no campo da IA. Até agora foram publicados 23 documentos e mais 32 estão a caminho.

Em dezembro passado, a ISO e a IEC publicaram a primeira norma técnica de Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA), a ISO/IEC 42001:2023 – Information Technology – Artificial Intelligence – Management Systems. “Será a “ISO 9001” para inteligência artificial. A IA é certamente o avanço tecnológico mais impactante neste século até agora, e já está afetando a todos nós”, destaca Nelson Al Assal Filho, Diretor de Normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

A Norma AIMS trará Qualidade, Rastreabilidade, Transparência, Segurança, Prestação de Contas, Controle e no final confiança para qualquer organização ou profissional disposto a implementar sistemas de Inteligência Artificial, reduzindo riscos e aumentando as oportunidades para toda sociedade.

“Nós da ABNT temos acompanhado o trabalho internacional do JTC1/SC42 e já estamos preparando nossa adoção nacional para ser lançada nos próximos meses pela comissão de estudo do nosso ABNT/CB21”, comemora o Diretor.

O futuro já chegou e a Normalização está contribuindo com diretrizes e padrões mundiais para suportar o processo de gestão de Inteligência Artificial nas empresas.

“Contra o medo do desconhecido, e para responder à pergunta em inglês, To fear or not to Fear?, a melhor resposta é … GESTÃO, e esse é o compromisso e a contribuição da ABNT, e dos organismos internacionais ISO e IEC. Venham participar da construção desse futuro Seguro, Inovador e muito Promissor”, declara o Diretor.

 

Fonte: ABNT