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Confira como foi o evento da Mútua no 11º Encontro de Líderes

Apresentamos um balanço dos debates ocorridos nos três dias do evento, que podem ser conferidos em nosso site e nas redes sociais

Planejamento estratégico, novos projetos de Benefícios, sustentabilidade das Caixas, auditoria e recomendações do TCU, LGPD, treinamentos e outros importantes temas nortearam os trabalhos da Mútua no 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorreu na semana passada, em Brasília (DF).

Além de prestigiar a programação geral do Confea no evento, paralela à agenda dos fóruns consultivos do Sistema, a Mútua reuniu diretores regionais de todo o país para debater, com a Diretoria Executiva e os gestores da Instituição, os ajustes internos e melhorias para os associados em 2022.

Confira, a seguir, um balanço das apresentações das diretorias e dos setores da Mútua realizadas ao longo do Encontro:

Auditoria e recomendações do TCU

De suma importância para analisar as rotinas da organização, apontando possíveis desvios e corrigindo as falhas, a auditoria interna aprimora os processos e gera confiabilidade. Para abordar o tema, a auditora da Mútua, Rosane Valadão, esteve com os diretores regionais no evento para indicar as recentes orientações do setor no cuidado com as normas, diretrizes e, principalmente, em atenção às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Auditoria Interna atua, nesse ponto de monitoramento do TCU, como o departamento que recebe as informações das áreas técnicas, faz uma análise inicial, compila tudo e obtém as evidências que também vêm das áreas técnicas. “As áreas são responsáveis por manifestações mais aprofundadas, até mais do que a própria Auditoria, pois têm o embasamento necessário de trabalhar com aquilo no dia a dia. A partir disso, ficamos responsáveis por juntar toda a documentação e, em conjunto com a Assessoria Jurídica – que teve papel primordial – protocolar a documentação no TCU”, sintetiza a auditora da Mútua.

Legislação, normativos e responsabilidade dos diretores da Mútua

Para fazer um apanhado do arcabouço legal da Mútua, tanto como integrante do Sistema Confea/Crea e Mútua, quanto no que diz respeito à sua natureza jurídica, o advogado da Assessoria Jurídica da Caixa de Assistência, Luciano Kede Flor, conversou com os participantes do Encontro, para sanar suas dúvidas e direcioná-los sobre as responsabilidades imbuídas em suas funções como diretores da Mútua. “A Assessoria Jurídica está à disposição para responder a outras dúvidas e adentrar mais nesse tema, pois no evento tivemos apenas uma pequena exposição sobre as leis que regem nossas normatizações”, comenta o advogado.

Planejamento, Caixa Sustentável e controle e execução orçamentária

Os setores pertinentes, como a Gerência Financeira e a Assessoria de Planejamento e Qualidade coordenaram os painéis temáticos sobre Planejamento, Controle e Execução Orçamentária. Um dos objetivos desses debates foi compartilhar as ações da Diretoria Executiva para a gestão de despesas.

“Rotas do conhecimento”

Grande parte do sucesso de qualquer organização pode ser atribuído ao seu quadro funcional. Sabendo da importância de se ter colaboradores altamente qualificados, atualizados e preparados, a Gestão de Pessoas da Mútua criou um programa de treinamento chamado “Rotas do Conhecimento”, que envolverá a sede da Caixa de Assistência e suas 27 Regionais.

“Quando falamos em rota, estabelecemos nosso ponto de partida e aonde queremos chegar. E assim fizemos, traçamos a rota e as trilhas, que são ramificações de assuntos inerentes a conhecimentos específicos e técnicos. Em decorrência da pandemia, ficamos nesses dois anos com nosso programa de capacitação um pouco limitado. Agora, queremos revolucionar nosso processo de capacitação, por meio desse programa e explorar os mecanismos tecnológicos, que nos possibilitam reunir todas as Regionais em uma plataforma EAD e, também, in company”, pontuou a colaboradora da Gestão de Pessoas, Ana Angélica, ao detalhar a nova metodologia de capacitação.

Os diretores conheceram o projeto durante o Encontro de Líderes e poderão fazer sugestões para aprimorá-lo e deixá-lo mais adequado às suas necessidades locais. As contribuições estão abertas até 25 de fevereiro.

Diárias e Passagens, Divulga Mútua e Caixa Sustentável

“A programação desses três dias foi idealizada tanto para fortalecer a integração entre as diversas Caixas, a equipe da Sede e a Diretoria Executiva, quanto, também, para contribuirmos, de forma que possamos fazer uma gestão cada vez melhor em cada uma das Regionais”, avaliou o gerente geral da Mútua, Marcelo Linguitte, responsável por abordar as normas sobre “Diárias e Passagens” e a nova proposta de regulamentação do programa de patrocínios da Mútua “Divulga Mútua”, além de falar sobre o projeto “Caixa Sustentável”.

Veja, no vídeo a seguir, os principais momentos da Mútua no evento

https://youtu.be/Jse9U-HIjU8

Benefícios e produtos Mútua

A área de Benefícios da Mútua contou com um momento específico na programação, quando os três principais setores que compõe a Gerência estiveram no foco das atenções, com uma explanação feita pelo diretor de Benefícios, Carlos Vilhena. Foram apresentados novos projetos de benefícios, como, por exemplo, um auxílio social maternidade – a ser analisado pelo Confea – e ações ligadas às áreas de empregabilidade, recolocação profissional, além de cursos e treinamentos.

Também foi feito um resumo das recentes alterações promovidas para melhorar os benefícios e o acesso dos profissionais aos recursos. “Tivemos avanços recentemente, principalmente na área dos benefícios reembolsáveis. Os contratos, agora, podem ser assinados eletronicamente, reduzimos os juros dos benefícios reembolsáveis e alteramos o indexador de correção das linhas”, cita Gustavo Freitas, líder da área de benefícios.

A oferta de bons planos de saúde, uma das principais reinvindicações dos associados, também esteve entre os tópicos discutidos. “Nosso projeto está colocando a área de saúde da Mútua em outros trilhos”, indica Genelson Almeida, colaborador do Setor, em referência ao que foi mostrado aos diretores regionais. Foram dadas informações sobre o andamento do projeto para contratar uma empresa gestora de convênios da área e sobre o credenciamento direto, pela Mútua, das operadoras de saúde.

No âmbito do TecnoPrev, foi dado destaque às parcerias com as entidades de classe, para que seus associados possam fazer parte do plano de previdência complementar. “Essa é uma grande vantagem para as entidades de classe”, afirma Rodrigo Castilho, responsável pela previdência complementar na Mútua.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Para falar sobre a Lei 13.709/18, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as tratativas do Comitê da Mútua, adequações necessárias e demais encaminhamentos, a reunião contou com uma palestra sobre o tema, apresentada pelo colaborador Mayko Alves Rodrigues dos Santos, integrante do Comitê da LGPD. “Esse tema é bastante importante, pois trabalhamos com dados de milhares dos mutualistas, assim como dados dos fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores. E algo que sempre nos preocupa muito é proteger esses dados e mantê-los salvaguardados na Instituição”, explica Mayko.

Acesse, aqui, aos arquivos das apresentações.

Gestores da Mútua falam sobre os debates do 11º Encontro de Líderes:

https://youtu.be/NVE5_WQ8-Os

Eleição dos coordenadores regionais de 2022

Ainda compondo a programação da Mútua, os diretores das Caixas, divididos por regiões, realizaram a eleição dos coordenadores regionais e seus adjuntos para o exercício de 2022.

Alline Abreu e Cristiano Torres

Comunicação e Eventos Mútua

Vídeo: Rodrigo Reis