Menu fechado

Colégio de Presidentes: Natal recebe reunião do fórum do Sistema Confea/Crea e Mútua

Paulo Guimarães, Ana Adalgisa, Edson Delgado, Antônio Aragão, Antenor Roberto e Allyson Bezerra

Natal sedia de hoje (14), até essa sexta-feira, a 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, no Hotel Escola Barreira Roxa. Lideranças do Sistema de todo país se reúnem para debater diversos assuntos importantes para o Sistema, para os profissionais e para a sociedade.

O coordenador do CP, o presidente do Crea-PB, Antônio Aragão, abriu os trabalhos com a presença do presidente da Mútua, Paulo Guimarães, do vice-presidente do Confea, Edson Delgado, e da anfitriã, a presidente do Crea-RN Ana Adalgisa. Também acompanham a reunião, os diretores executivos da Mútua Jorge Silveira (Benefícios) e Giucelia Figueiredo (administrativa) e o diretor geral da Mútua-RN, Mário Amorim.

Presentes, ainda, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e o deputado estadual e engenheiro civil Allyson Bezerra – que também preside a Frente Parlamentar da Engenharia na Assembleia Legislativa do estado. “As atividades dos conselhos profissionais não obstaculizam o desenvolvimento, por isso o caminho é de fortalecer e não de desmantelar essas instituições”, ponderou o vice-governador, enquanto o deputado falou sobre a contribuição do Crea em diversas vertentes: “O parlamento e o Crea-RN têm feito um trabalho articulado com diálogo permanente sobre logística, tecnologia, ciência e infraestrutura. Temos feito o que a sociedade exige da gente”, disse.

Paulo Guimarães apresentou os avanços da Caixa de Assistência

“Colaborar com o fortalecimento e a união de todo o Sistema”, esse é um dos fundamentos do CP, conforme lembrou o presidente da Mútua na abertura do encontro. Ele ainda agradeceu a receptividade do Crea-RN e destacou seu apreço pelas terras potiguar. “Tenho um carinho muito especial pelo Rio Grande do Norte e aqui tenho muitos amigos, entre eles o filósofo e ex-presidente da Mútua, Ângelo da Costa Neto”, declarou Guimarães.

Delgado falou dos trabalhos das Comissões do Confea que estão ocorrendo também em Natal e desejou uma profícua reunião a todos. “Que esse fórum consultivo continue apresentando propostas que engrandeçam nosso Sistema”, almejou ele.

Mário Amorim, Jorge Silveira e Giucelia Figueiredo

Entre os temas abordados na 4ª Reunião Ordinária do CP em Natal estão: a padronização pelas Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, dos procedimentos para cadastros de cursos e registros de egressos de ensino a distância; posicionamento do Confea quanto à fixação de carga horária mínima e proporcionalidade do salário-mínimo profissional quando do desempenho de suas atividades técnicas especializadas; alteração da Resolução nº 1002/2002 para acrescentar como condutas vedadas no exercício da profissão os atos praticados contra a imagem do órgão de classe e seus representantes.

Com essa pauta, o coordenador do CP acredita em avanços para todo o Sistema. Aragão, na abertura, disse esperar “que os assuntos que serão discutidos efetivamente possam contribuir para a melhoria do nosso Sistema e para o aperfeiçoamento dos nossos Creas”. Já o coordenador adjunto do colegiado, o presidente do Crea-RR Wolney Parente, citou as questões da sustentabilidade econômico-financeira dos Creas e as recentes tentativas de alteração na legislação que regem os Conselhos como itens de grande relevância. “Precisamos dar respostas rápidas e sermos ágeis em nos defender para continuarmos a cumprir nosso papel que é o de defender a sociedade”, frisou.

50 anos do Crea-RN
“Sejam muito bem-vindos à Natal, estamos extremamente felizes e honrados com a presença de todos”, falou Ana Adalgisa, lembrando que há 50 anos o Regional vem dando sua colaboração em prol do crescimento do Rio Grande do Norte. “Uma entidade que ao longo de 50 anos construiu uma credibilidade junto a sociedade potiguar e uma identidade com os profissionais. Nossa missão é seguir com a gestão de portas abertas, buscando renovar o Sistema”, afirmou a presidente do Crea-RN.

Avanços da Mútua
Os trabalhos desempenhados pela Mútua foram apresentados pelo presidente da instituição, Paulo Guimarães. Entre os avanços, mudança recente para nova sede, o Portal da Transparência está em fase de conclusão e a duplicação do número de associados entre 2015 e 2018, somando hoje 138 mil filiados. Como iniciativa de melhoria, o coordenador do CP propôs à Mútua utilizar a capilaridade das inspetorias dos Creas para levar mais benefícios aos profissionais.

Visita do presidente Paulo à Regional da Mútua RN – diretores Edgar e Mário e colaboradores Aparecida, Everton e Adriana

Paulo Guimarães ainda esteve na sede da Mútua-RN, onde conversou com os diretores regionais Mário Amorim e José Edgar Gomes e com os colaboradores Adriana Soares, Everton dos Santos e Maria Aparecida Costa sobre assuntos de interesse dos associados do RN, convênios regionais e benefícios.

Pauta do CP
Na pauta do CP haverá ainda a explanação do procurador jurídico do Confea, Igor Garcia, sobre a PEC 108/2019, de autoria do ministro da Economia, Paulo Guedes, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. Constam também na pauta demandas como a definição da sede da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e o sorteio dos estandes dos Creas na Exposoea 2019.

 
Fonte: Gecom/Mútua (com informações do Confea e do Crea-RN)
Fotos: Mútua

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES