Menu fechado

Aprovada, em Sessão Plenária do Confea, a reformulação orçamentária da Mútua

É mais um passo no sentido da aprovação da proposta que foi encaminhada pela Mútua para a criação dos novos benefícios Covide-19, em análise pelo Conselho Federal

Na última semana (27 a 29), o Confea realizou suas Sessões Plenárias de números 1.528, 1.529 e 1.530, quando foram analisados diversos assuntos, entre eles, a primeira reformulação orçamentária para 2020, da Mútua, que foi homologada pelo Conselho Federal, após relato favorável da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS).

O presidente em exercício da Mútua, Cláudio Calheiros, reforçou na Plenária a importância e necessidade da reformulação. Esclareceu que ela visa, entre outros aspectos, suplementar os valores de concessão e viabilizar a proposta da Mútua para a criação dos dois novos benefícios COVID-19. São linhas de crédito específicas, sendo uma reembolsável e uma social (sem reembolso), atendendo demanda de associados no enfrentamento à crise financeira e aos desafios provocados pela pandemia.

A alteração ou criação de novas linhas de benefício que envolvam dispêndio de recursos devem ser aprovadas pelo Confea. Com a homologação da reformulação orçamentária, o próximo passo é a análise pelo Conselho Federal dos benefícios propostos, critérios e sistematização de concessão.

Balanço no período

 

Ainda na reunião, Calheiros apresentou relatório com informações, entre outras, sobre as ações da Instituição nos últimos meses, dados referentes aos reflexos financeiros na receita da Mútua com a queda de recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), perfil e desempenho do TecnoPrev, índices de reembolso por estado e concessão de benefícios reembolsáveis desde março último. As concessões somaram cerca de R$ 26,3 milhões, com ênfase no benefício Apoio Flex que, apesar de ter juros ligeiramente maiores que os outros benefícios, é menos burocrático, pois não requer comprovação de uso dos recursos.

Alguns dos destaques constantes da apresentação da Mútua foram relacionados ao teletrabalho no período da pandemia provocada pela Covid-19, como o registro de 1.191 novos associados, 785 benefícios reembolsáveis concedidos, 12 benefícios sociais, 451 novas inscrições no TecnoPrev, além de 8.255 atendimentos e 102 documentos protocolados.

Recentes decisões da Diretoria Executiva decorrentes das necessidades deste momento foram lembradas, como a prorrogação do vencimento de anuidades para 31 de julho e o vencimento de benefícios reembolsáveis para o final do contrato – ambas sem juros, multa ou correção.

 

Fonte: Gecom/Mútua

 

 

 

Post relacionado

FONTES