Notícias

Agronegócio e IA: a modernização do campo

A tecnologia pode contribuir para o aumento da previsibilidade de condições naturais e da eficiência operacional na propriedade rural, ajudando a melhorar o volume produzido e reduzir os custos. Em recente matéria, do Canal Agro, são levantadas questões como o crescimento populacional e a necessidade do aumento da produção de alimentos e como a tecnologia no campo pode auxiliar no atendimento a essas necessidades.

Conforme mostra a publicação, o crescimento pode chegar à ordem de 2 bilhões de pessoas até 2050, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), “provocando uma necessidade de elevação em 60% na produtividade de alimentos. Nesse sentido, questões ambientais como a restrição de abertura de novas áreas para lavouras, também tendem a crescer”.

Uma das saídas para o abastecimento de alimentos está no uso das tecnologias. As aplicações de IA podem ajudar nisso e os profissionais da área, como os engenheiros agrônomos, que têm papel fundamental nesse processo de modernização das lavouras, identificando as melhorias necessárias e as aplicações tecnológicas que atendem àquilo que a propriedade requer.

Quais são as aplicações da inteligência artificial no agronegócio? O Canal Agro indica:

Visão computacional

A propriedade rural pode ser mapeada digitalmente para a identificação de problemas e o fornecimento de insights. As máquinas podem ser treinadas para reconhecer pragas e doenças, insuficiência de nutrientes ou de água, entre outros fatores, a partir de imagens ou sensores conectados pela Internet das Coisas (IoT).

Previsão do tempo

As condições meteorológicas são uma das principais influências para a produção agrícola e, com as mudanças geradas pelo aquecimento global, está ficando cada vez mais difícil de entender o clima. A IA é capaz de processar as informações locais e de satélites para fornecer previsões mais precisas sobre os fenômenos climáticos na lavoura.

Automatização das operações

Veículos como máquinas agrícolas e drones já podem ser controlados a distância, mas, em geral, ainda necessitam de intervenção humana na operação. A IA torna a automação completa, com as decisões sendo tomadas de forma mais rápida e assertiva pelas máquinas, deixando para as pessoas o trabalho de supervisão e acompanhamento.

Antecipação do mercado

As oscilações nos preços de insumos e na cotação das commodities afetam diretamente o sucesso da safra. A tecnologia permite acompanhar as variações do mercado para ajudar o produtor a identificar tendências de demandas e precificar corretamente os produtos em determinado momento.

Equipa Bem

Para modernizar uma propriedade rural são necessários equipamentos e programas específicos. Ou seja, investimento financeiro. O profissional registrado no Crea tem a Mútua – Caixa de Assistência como uma parceria em sua carreira e em seus negócios. A Instituição atende os engenheiros com diversos benefícios, entre eles, linhas de crédito (benefícios reembolsáveis) a juros reduzidos.

 O Equipa Bem é o benefício mais apropriado para quem deseja agregar ainda mais valor à sua atividade profissional ou ao seu negócio. A linha é voltada a incentivar a atuação profissional dos associados e permite a utilização dos recursos em melhorias com foco no exercício das atividades: aquisição de veículos, equipamentos, aparelhos eletrônicos, hardwares e softwares; aquisição, construção, reforma e ampliação de imóvel, desde que utilizado para o desenvolvimento das atividades profissionais, bem como pagamento de mão-de-obra, aquisição de materiais e móveis planejados; aquisição de equipamentos, máquinas e implementos para execução da atividade agropecuária; aquisição/substituição de equipamentos e acessórios utilizados nas instalações de energias renováveis ou energias ecologicamente corretas, em estabelecimentos utilizados para o exercício de atividades profissionais; e auxílio aos associados que necessitam de recursos financeiros para custeio de despesas de interesses profissionais.

Alline Abreu – Comunicação Mútua (com informações do Canal Agro)