Notícias

Informe TecnoPrev: rentabilidade de junho

A atualização do histórico de rentabilidade do plano de previdência da Mútua, o TecnoPrev, registra em junho o índice de 1,71%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses está em 5,33% e nos últimos 24 meses em 26,56%. O acumulado do ano está em -1,11%.

Desempenho dos investimentos em junho de 2020
Sob a ótica da recuperação da “saúde” do mercado financeiro, o mês de junho não decepcionou e seguiu a sequência de retornos positivos, neutralizando mais uma fração das perdas acumuladas desde o início da pandemia. O sucesso no processo de reabertura das principais economias, bem como a retomada da atividade seguiram dando o tom otimista para os mercados. A carteira consolidada da BB Previdência apresentou retorno positivo, superando seu índice de referência.

Cenário
Junho foi mais um mês benigno no âmbito dos mercados financeiros. A continuidade, do até aqui bem-sucedido, processo de reabertura das principais economias, a virtual normalização da produção chinesa, somados à não radicalização das disputas e discussões comerciais entre EUA e China, foram os principais motivadores dos resultados apresentados no mês. Por outro lado, o aumento no número de novos casos diários e hospitalizações decorrentes da Covid-19 em alguns estados americanos levantou receios quanto à possibilidade de uma segunda onda da pandemia no país, o que contribuiu na limitação do apetite ao risco.
Nas agendas econômicas, de um modo geral, os dados continuaram confirmando o processo de retorno da atividade global iniciada em maio, quando deixou o fundo do poço da recessão. Nos Estados Unidos, as vendas no varejo mostraram recuperação e, no mercado de trabalho, a divulgação do relatório de emprego americano trouxe grande surpresa positiva: criação de 2,5 milhões de vagas ante uma esperada redução de 7,5 milhões, enquanto a taxa de desemprego cedeu de 14,7% para 13,3%. Na Zona do Euro, os dados da indústria mostraram um aumento significativo, com o PMI subindo de 39,4 para 47,4 pontos. Entre os emergentes, na China, os últimos índices divulgados também continuaram apresentando recuperação.
No ambiente doméstico, os últimos dados mostraram amplo enfraquecimento da economia. No mercado de trabalho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio-PNAD apresentou alta na taxa de desemprego de 12,6% para 12,9% no trimestre encerrado em maio. Pelo lado da política monetária, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,75p.p. para 2,25% a.a. e, apesar da ata reforçar uma interpretação mais cautelosa na flexibilização, o boletim Focus aponta que o mercado aposta em mais uma redução de 0,25p.p., encerrando o ano de 2020 em 2,00% a.a.
No que concerne à inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), após duas quedas consecutivas em abril e maio, apresentou variação positiva de 0,26% em junho. O índice acumula alta de 0,10% no ano e 2,13% em 12 meses. A taxa foi influenciada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis, após reduções nos últimos quatro meses, em especial da gasolina, que teve o maior impacto individual (0,14 p.p.), com alta de 3,24%.

Desempenho
Os investimentos dos Planos administrados pela BB Previdência apresentaram rentabilidade positiva no mês de junho, impactados, sobretudo, pelos segmentos de Renda Fixa e Renda Variável. Os Títulos Públicos federais, atrelados à inflação, medidos pelo IMA-B 5, apresentaram retorno de 1,12% no mês, enquanto os de longo prazo, medidos pelo IMA-B 5+, atingiram 2,84% no mesmo período. A Bolsa de Valores teve seu principal índice, o Ibovespa, com valorização de 8,75%, reduzindo a rentabilidade negativa nos últimos 12 meses para -5,86%. Adicionalmente, o CDI apresentou rentabilidade de 0,22% no mês, acumulando 4,62% em 12 meses.
Seguimos otimistas em relação à recuperação das perdas acumuladas no primeiro semestre, principalmente em função da possibilidade da disponibilização de uma vacina contra a Covid-19 ainda em 2020. Entretanto, diante das incertezas relacionadas à segunda onda de transmissão do vírus nas principais economias, somado ao aumento significativo de número de casos no cenário doméstico, mantemos a posição de cautela até que efetivamente seja apresentada uma solução para a erradicação ou o tratamento da doença. A BB Previdência segue atuando com diligência e transparência, com foco sempre no resultado de longo prazo para a carteira de recursos administrados.

 
Fonte: Geprev/Mútua