Notícias

Mútua-BA finaliza primeira turma do curso de Educação Financeira

Foram realizados dois encontros online, com duração de 2 horas cada, para uma turma de 25 pessoas

Após a realização de uma Live sobre a temática Educação Financeira em uma rede social, a Regional baiana da Mútua decidiu ampliar o projeto de trabalhar o assunto junto aos associados da área tecnológica e formou uma primeira turma do curso voltado a incentivar e promover a saúde financeira. No último sábado (11), foi concluído o minicurso, totalmente gratuito para os participantes.
“Já estava em nosso planejamento fomentar essa temática para os associados e dependentes e decidimos aproveitar o momento e formar uma turma com 25 seguidores (da rede social) e que assistiram a Live. Assim realizamos o minicurso com a carga horária de 4 horas”, explica o diretor administrativo da Mútua-BA, Marcos de Souza Dantas, que foi quem ministrou o treinamento. O diretor é técn. em Agropecuária, administrador de empresas, professor universitário, educador financeiro e assessor de Qualidade da Unirios.

O curso
Participaram 25 pessoas, entre profissionais de diversas áreas tecnológicas, estudantes, colaboradores da Regional, além de outras áreas como econômica e contabilidade. Como um dos objetivos do curso, está o despertar dos participantes para a “necessidade de implantar uma gestão equilibrada dos recursos financeiros no cotidiano familiar por meio da construção de um modelo mental que valorize o SER antes do TER e entendam a importância da educação financeira, criando hábitos corretos na relação com o dinheiro”, aponta Dantas.

Após concluído o minicurso, ainda é esperado que o participante esteja preparado para: identificar para onde vai cada centavo dos recursos da família; possa elaborar e utilizar um orçamento; saiba planejar gastos e despesas; reconheça os tipos de mesada e seu papel educativo; crie sua reserva de emergência; planeje sua aposentadoria complementar; implemente o planejamento de compras a prazo e à vista; e comece a investir.

“Pretendemos seguir com o programa ofertando uma turma por mês, beneficiando associados, dependentes e colaboradores que tenham interesse”, indica o diretor da Mútua-BA.


A visão de quem participou
Thales Castro, engenheiro e associado da Mútua-BA
“Meus sinceros agradecimentos ao professor Marcos e todos que participaram compartilhando experiências e conhecimento neste conteúdo tão importante. Encerramos com chave de ouro, com informações sobre investimentos muito legais! Agradecimentos à Mútua-BA.”
Hedilma Silveira, supervisora da Mútua-BA
“Precisamos pensar melhor na filosofia da energia monetária que movimenta a vida e as finanças das pessoas, não só no momento presente, mas quando as oportunidades de garantir o futuro surgem e não sabemos o que fazer por falta de conhecimento. Foi um curso de muito valor. Vi que poderia ter investido e poupado mais para um futuro financeiro seguro.”
 
Fonte: Gecom/Mútua (com informações da Mútua-BA)
Foto: Print da tela