Crea-SE recebe presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

O presidente da Mútua, Paulo Guimarães, participou da reunião, em Aracaju, com as lideranças dos Crea e Confea

Com uma extensa pauta, começou em Aracaju (SE), na manhã desta quarta-feira (12), a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema. O evento ocorre até sexta-feira (14) e, nos três dias, as lideranças dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (Confea e Creas) e da Mútua, além de outros representantes do Sistema, vão discutir mais de 30 itens, que envolvem temas relevantes para os profissionais da área tecnológica e da sociedade.

O presidente da Mútua, Paulo Guimarães, participa da reunião e apresenta as atividades realizadas pela Caixa de Assistência no último período. Entre as informações prestadas, estão fatos como a distinção recebida, pela Mútua, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) pela contribuição dada ao desenvolvimento de estudantes brasileiros para o mercado de trabalho. Também relatou assuntos tratados nas reuniões realizadas com as diretorias regionais; o apoio e a participação em Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e eventos do Sistema; dados sobre a evolução do quadro de associados, benefícios concedidos e Tecnoprev.

Pauta

Ainda na pauta do CP, estão debates referentes à elaboração de um manual sobre a prática da Resolução 1073/2016 – que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação para os profissionais registrados no Sistema.

A reunião do CP traz para discussão, também, demandas e sugestões que pretendem melhorar o Sistema. Dentre os itens da pauta, está a proposta do Crea-SE: “Propomos que o Sistema, por meio das instâncias competentes, defina quais procedimentos os Conselhos Regionais devem tomar quanto à aceitação ou não de cadastro de cursos ofertados por institutos de qualificação – que, por meio da terceirização de atividades acadêmicas de uma instituição de ensino, promovam sua oferta e realização. Hoje, existem entendimentos e procedimentos diferentes quanto à questão cadastral de cursos”, explica o presidente do Crea-SE, Arício Resende.

Entre os compromissos assumidos pelos participantes, está a visita à Assembleia Legislativa de Sergipe, onde ocorrerá palestra sobre A importância da Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento do Brasil, a ser proferida pelo presidente do Confea, Joel Krüger. O evento ocorre amanhã, às 10h.

O presidente eleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, estará presente à reunião e fará a apresentação institucional da Associação e do convênio firmado com o Confea. O acordo beneficia todos os profissionais e oferece 50% de desconto na compra de qualquer Norma Técnica, a todos os registrados no Sistema. Convênio similar com a Mútua concede aos seus associados 60% de desconto.

Frente Parlamentar da Engenharia

Na sexta-feira, às 9h, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe. A instalação da Frente é um importante mecanismo de diálogo e de aproximação do Sistema com o Poder Legislativo.

Fonte: Gecom Mútua / Com informações do Confea e Crea-SE.

Fotos: Crea-SE.

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.