Notícias

Veja os mecanismos que garantem a segurança das eleições eletrônicas do Sistema Confea/Crea e Mútua

As primeiras eleições gerais do Sistema pela rede mundial de computadores ocorrerá no próximo dia 17 de novembro. Dessa forma, dúvidas sobre o processo podem surgir.

Para esclarecer as questões relativas aos mecanismos de segurança envolvidos em uma eleição eletrônica, a Webvoto, empresa responsável pelo sistema que será utilizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, apresenta, no vídeo a seguir, todas as informações de como garantem a segurança do pleito:

 

O diretor da Webvoto, Alexandre Ross Swioklo, destaca que a empresa tem experiência em outros conselhos profissionais. “Realizamos eleições em diversos conselhos”, disse, citando entre as eleições realizadas apenas este ano as eleições dos conselhos federais de Enfermagem e Medicina e, em breve, a eleição do Conselho Federal de Contabilidade.

Já a The Perfect Link é empresa responsável pela auditoria não apenas do sistema de votação, mas também de todo os procedimentos relacionados à eleição, inclusive seus processos administrativos. Fernando de Pinho Barreira, CEO da The Perfect, destacou que a empresa também teve a oportunidade de fazer as primeiras eleições eletrônicas de várias categorias profissionais.

Teste do processo eleitoral
No dia 25 de outubro, na Plenária do Confea, foi realizado um teste do processo eleitoral. Durante a simulação, as pessoas habilitadas receberam e-mails com a senha para votação. O processo foi exatamente como será no dia da eleição. Serão enviados e-mails com as senhas para todos os eleitores. Caso não receba, o eleitor sempre pode se dirigir ao site da eleição onde, além da senha enviada pelo e-mail, existem diversas outras maneiras de o eleitor se autenticar. Ele pode pedir uma nova senha que vai ser enviada ou para o e-mail ou para o SMS cadastrado. Ele pode também se autenticar com o certificado digital ICP Brasil e também com o gov.br.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Confea)