Notícias

Última reunião de 2021 do Colégio de Presidentes acontece em Manaus (AM)

Fechando o calendário anual de reuniões do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, a capital manauara recebe, esta semana, a 6ª edição do encontro. Os trabalhos começaram na manhã de quarta-feira (24), em Manaus (AM), no estado do coordenador do CP, o presidente do Crea-AM, eng. civil Afonso Lins.

Uma das integrantes do colegiado é a Mútua, que está presente com sua Diretoria Executiva e que teve, logo no início da programação, espaço para a apresentação do relatório gerencial da Caixa de Assistência. No primeiro dia, acompanharam a reunião o eng. agr. Francisco Almeida, presidente, eng. civil Carlos Vilhena, diretor de Benefícios, eng. agr. Giucelia Figueiredo, diretora administrativa, e geol. Waldir Duarte. A partir desta quinta-feira (25), o diretor financeiro, eng. agr. Arício Resende também participa dos trabalhos do CP.

Presidente Francisco Almeida na apresentação do relatório da Mútua no CP

As informações acerca da atuação da Mútua, relatadas pelo presidente Francisco Almeida, foram as mesmas repassadas aos conselheiros federais no Confea, na última sessão plenária. A Mútua apresenta o relatório nos diversos fóruns do Sistema como uma forma de prestação de contas, dando transparência e conhecimento sobre as atividades e os projetos futuros.

Tópicos de grande relevância foram elencadas por Francisco Almeida, como os valores e prazos da anuidade 2022 aprovados pelo Confea, ações de remissão da inadimplência, entre outras. “Novamente uma grata satisfação estar aqui com os senhores, presidentes, representando a Mútua e mostrando o que temos feito e o que estamos planejando para que a Caixa de Assistência esteja, cada dia mais, na vida do profissional. Sempre levando em consideração, também, aquilo que cada liderança traz para este espaço de debates e compartilha conosco nas reuniões do CP”, afirmou o presidente.

Carlos Vilhena representa a Mútua na mesa principal da reunião, neste segundo dia de trabalhos em Manaus

O diretor de Benefícios da Mútua, Carlos Vilhena, também ressalta a pertinência das contribuições do Colégio para as atividades da Caixa de Assistência. “Efetivamente podemos extrair sugestões e propostas para a melhoria da atuação da Mútua junto aos profissionais, nessas ocasiões que em o Sistema reúne suas lideranças, como é o caso do CP, em que temos, inclusive, ex-diretores regionais da Mútua em Presidências de Creas”, destacou.

Prestar contas e ouvir as demandas dos profissionais de todo o país, diz Giucelia Figueiredo sobre o papel da Mútua no CP

Como uma das representantes do CP na Diretoria Executiva da Mútua, eleita pelos presidentes dos Conselhos Regionais que integram o fórum, Giucelia Figueiredo diz que além de ser um momento de prestação de contas, as reuniões do colegiado ainda oportunizam que a Mútua tenha um retorno de como seu trabalho está chegando na ponta e, de certa forma, sintetize o entendimento dos presidentes sobre as atividades da Caixa de Assistência para que, assim, incentivem os profissionais a fazerem parte da Instituição. “É onde identificamos todas as demandas, expectativas, reinvindicações e sonhos dos profissionais representados pelos presidentes de Creas, que é por onde o profissional entra pela primeira vez no Sistema e pode ser conduzido até à Mútua”, sublinha a diretora da Mútua.

“Sempre ao lado do Confea e dos Creas”, indica Arício Resende sobre os avanços da Mútua

Arício Resende ressalta que o fórum discute as diretrizes do Sistema e novas ações . “A Mútua, como parte dele, está aqui para também somar e trabalhar constantemente por melhorias que se concretizem em benefícios aos profissionais, sempre ao lado do Confea e dos Creas”, afirma.

Interação e diálogo para que todos ganhem, diz Waldir Duarte

Também referendando a importância das reuniões do CP, Waldir Duarte comenta que sempre fez questão de participar, em 2015 e 2017, como vice-presidente do Crea-PE, depois como conselheiro federal de 2019 até assumir a Diretoria na Mútua, assim como agora, representando a Caixa de Assistência. “Todos os assuntos são de suma importância e enriquecedores, com os quais aprendo muito. No CP, interagimos com todos os Creas, diretamente com os presidentes, repassando nosso conhecimento e, também aprendendo bastante, ficando cientes dos problemas dos Creas e suas demandas. Também temos a oportunidade de esclarecermos diretamente as questões relativas às nossas instituições. Com participação e interação, fazemos uma integração e todos nós ganhamos, Confea, Creas e Mútua”, avaliou.

Fonte: Comunicação e Eventos/Mútua

Fotos: Comunicação e Eventos/Mútua e Confea