Notícias

Integração com diretores do Nordeste terminou nesta sexta-feira

Paulo Guimarães: “Em dez anos, crescimento de 720% de associados e 470% em benefícios concedidos

Com programação única – já utilizada no evento do início da semana para os diretores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a Mútua realizou, de quinta-feira (11) até hoje, o treinamento para os diretores das nove Caixas do Nordeste, recém empossados para a gestão 2021-2023. Alguns diretores participaram dos trabalhos à distância, via web, e 21 deles estiveram presentes na Sede da Mútua, em Brasília.

De forma geral, foram apresentados os diversos procedimentos da Instituição, com enfoque nas rotinas das Caixas pertinentes ao cargo de diretor regional. Entre os assuntos tratados, planos de saúde, benefícios, TecnoPrev, financeiro e contabilidade, cobrança e sistemas da Mútua, entre outros.

O momento também foi de sanar as dúvidas dos diretores regionais e promover a interlocução entre as novas Diretorias Regionais e a Diretoria Executiva. Ao iniciar os trabalhos do evento, o presidente da Mútua, eng. civil Paulo Guimarães, ressaltou o papel das Caixas como elo direto com os profissionais e associados. Ele ainda apontou dados de um recente relatório que mostra o desempenho da Mútua entre os anos de 2010 a 2020: crescimento em 720% no número de associados e 470% em benefícios concedidos.

Esses números foram apenas uma parte dos índices detalhados por Guimarães, que também fez questão de destacar o trabalho das Regionais nas metas alcançadas pela Mútua. A inadimplência, citou ele, teve uma queda extremamente positiva, muito devido às ações de cobrança empregadas pelas Caixas nos estados. “Temos muito ainda a fazer, mas já estamos tendo grandes resultados. Tudo com muita transparência e sempre pensado no profissional”, afirmou.

Paulo Guimarães externou seus sentimentos em memória do ex-diretor da Mútua, Carlos Alonso de Alencar Queiroz, do Amazonas, falecido por complicações da Covid-19, na quarta-feira (10). Os presentes fizeram um minuto de silêncio pela perda do profissional, uma importante liderança do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Cláudio Calheiros: “O desafio de 2021 é fazer dois anos em um”

O ano passado impôs muitas mudanças e inúmeros projetos precisaram ser suspensos. “Com isso – disse o diretor de Tecnologia, eng. agron. e Seg Trab. Cláudio Calheiros – o desafio de 2021 é fazer dois anos em um. A tecnologia pode ajudar e, principalmente, pode melhorar ainda mais o trabalho da Mútua e facilitar no atendimento aos associados”, ponderou Calheiros.

O diretor financeiro substituto, Ricardo Araújo, destacou a importante contribuição da área tecnológica no combate à Covid

Na pandemia, a área tecnológica trabalhou arduamente em diversas frentes, com destaque para a criação e manutenção dos equipamentos hospitalares. Tal fato foi citado pelo diretor financeiro substituto, eng civil Ricardo Araújo. “Com isso, mostramos nossa relevância e força”. Sobre a Mútua, Araújo disse que está na Instituição como um “bypass” até agosto e que se encontra à disposição dos diretores regionais.

Victor Correia Vasconcellos: “Diferencial da Engenharia é a categoria poder contar com a Mútua

Recém eleito coordenador das Caixas Nordeste, o diretor geral da Mútua-AL, Victor Correia Vasconcellos, afirmou estar surpreso com sua escolha como coordenador, mas que acredita que “as coisas acontecem quando devem acontecer”. Um diferencial da Engenharia, acredita ele, é o fato de a categoria poder contar com uma caixa de assistência como a Mútua. “Não existe uma caixa de assistência como a Mútua, com tamanha força e que entrega tantos produtos e serviços importantes”, sublinhou. Almejando um triênio de muitas conquistas, Vasconcellos disse saber da complexidade do Sistema, mas que o trabalho em conjunto pode levar a ótimos resultados.

Representação Nordeste

Com representantes de todas as Regionais do Nordeste, o evento presencial realizado em Brasília seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

Da Mútua-AL participaram os três diretores: eng. civil Victor Correia Vasconcellos (diretor geral), eng. civil Messias Rodrigues Filho (diretor financeiro) e eng. civil Marcelo Daniel de Barros Melo (diretor administrativo). Pela Mútua-BA, esteve presente toda a Diretoria: eng. civil Karen Daniela Melo Miranda (diretora geral), eng. eletric. Andersson Alves Ambrosio (diretor financeiro) e eng. civil Danilo Silva Ferreira (diretor administrativo).

O eng. civil Sebastião Carneiro de Albuquerque (diretor financeiro) foi o representante presencial da Mútua-CE. Pelo Maranhão, esteve presente o diretor geral, eng. civil Raimundo Xavier Lima Silva. Os diretores financeiro e administrativo da Mútua-PB participaram: eng. agr. José Humberto Almeida de Albuquerque e eng. civil Antônio Mousinho Fernandes, respectivamente. Da Mútua-PE, a eng. civil Roberta Araújo de Meneses (diretora geral) e o eng. de Pesca Leonardo Teixeira de Sales (diretor financeiro) estiveram presentes.

Os diretores eng. civil Manoel Coelho Soares Filho (diretor geral) e eng. civil Hércules Lima de Medeiros (diretor administrativo), da Mútua-PI, realizaram o treinamento na Sede. Pela Mútua-RN participaram os três diretores: eng. Prod. Márcio José Sá Dantas Luz (diretor geral), eng. civil e Seg. Trab. Alessandro Ricard Costa de Araújo Câmara (diretor financeiro) e eng. Prod. Almir Mariano de Sousa Junior (diretor administrativo).  Completando a região Nordeste, os três diretores de SE registraram presença: eng. civil e Seg. Trab. Ronald Vieira Donald (diretor geral), eng. agr. Solange Maria Souza da Silva (diretora financeira) e eng. agr. Vicente de Paula Primo (diretor administrativo).

Ainda acompanharam a reunião via plataforma web: eng. civil Cândida Regis Bezerra de Andrade, diretora geral da Mútua-PB, eng. agrim, civil e Seg. Trab. Lúcio Vieira de Brito, diretor financeiro da Mútua-PI, e a eng. civil Rosely Ângela de Souza, diretora administrativa da Mútua-PE.

Presidente do Crea-DF prestigia o evento

A anfitriã e presidente do Crea-DF, Fátima Có, saudou os diretores regionais, em rápida visita nesta tarde de sexta-feira

Na tarde do segundo e último dia da reunião com os diretores do Nordeste, o grupo recebeu a visita da presidente do Crea-DF, eng. civil Fátima Có, que saudou a todos dizendo da honra de receber os diretores da Mútua na capital federal. Relatou a parceria fiel com a Mútua e com o seu presidente, Paulo Guimarães. A diretora geral da Mútua-BA e coordenadora adjunta das Caixas Nordeste, eng. civil Karen Daniela Melo Miranda, parabenizou a presidente do Crea-DF pelo trabalho e protagonismo.

A coordenação das Caixas Nordeste aproveitou a oportunidade para definir previamente os locais e datas das duas reuniões do ano. A ideia é que o encontro do primeiro semestre ocorra de forma híbrida, com a reunião presencial em Brasília (DF), e do segundo semestre em outro local, ainda a ser deliberado pela Direx.

Brigadista de plantão aferiu a pressão arterial de participantes

Fonte e fotos: Gecom Mútua.