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Transição: reunião com novos diretores executivos detalha trabalho das áreas

Atuais diretores, Ricardo e Calheiros, e os futuros diretores, Waldir e Vilhena: interlocução e transição

Faltando 21 dias para o início da gestão 2021-2024 da Diretoria Executiva da Mútua, foram iniciados os trâmites para a transição, visando deixar os novos diretores a par das atividades em curso na Instituição.

Os atuais diretores de Tecnologia/Benefícios e financeiro, eng. agro. e Seg. Trab. Cláudio Calheiros e eng. civil Ricardo Araújo, respectivamente, receberam os futuros diretores, eng. civil Carlos Eduardo de Vilhena Paiva e geólogo Waldir Duarte Costa Filho, na Sede da Mútua, nesta terça-feira (4).

Panorama

No período da manhã, os diretores estiveram reunidos com as equipes da Gerência de Benefícios, Gerência de Previdência e Central de Relacionamento, e, após o intervalo, foi a vez da Assessoria de Saúde e da Gerência de Tecnologia. Os gestores das áreas realizaram apresentações com enfoque no detalhamento das atividades de cada setor, no andamento dos projetos e nos dados e números dos últimos anos. “Estamos próximo do início da gestão triênio 2021/2024 e a reunião com dois dos novos diretores foi muito produtiva e importante para repassar as informações dos setores, apresentar as equipes e detalhar o relatório dos trabalhos desenvolvidos, do que está em andamento e daquilo que ainda pode ser feito. Nessa interlocução, nesse processo de transição foi um momento de sanar dúvidas dos futuros diretores. Também estou à disposição dos diretores Francisco Almeida e Arício Rezende, assim, como os gestores e colaboradores da Mútua”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Benefícios, eng. agron. e Seg. Trab. Cláudio Calheiros.

Equipes da GBE, GEPREV e CRM

Vilhena e Waldir Filho que puderam, de fato, conhecer mais sobre o dia a dia da Mútua, disseram estar muito satisfeitos com a produtividade do encontro. “Foi uma reunião muito proveitosa e espero, através da equipe, atender às expectativas de levar mais benefícios aos profissionais”, comentou o geólogo, citando, ainda, projetos importantes que podem ser implantados, como a criação do aplicativo da ART Nacional em conjunto com o Confea, melhorias na plataforma de solicitações de benefícios para dar maior agilidade e reduzir o prazo de concessão e a integração de dados entre a Mútua, o Confea e os Creas.

“Foi muito positivo conhecer as equipes e percebi que a Mútua tem um quadro muito qualificado. Isso aumentou minhas expectativas com relação ao que podemos fazer juntos, são muito boas as perspectivas e tenho certeza que teremos um bom caminho a traçar e a percorrer. Pude conhecer a Mútua ainda mais e saber o que cada um faz. Isso é muito importante quando estamos chegando, para não entramos sem saber nada”, destacou Vilhena.  

Assessoria de Saúde, que voltou ao escopo da Diretoria de Benefícios, durante a apresentação do relatório do setor

Balanço da gestão

Cláudio Calheiros finaliza mais essa gestão na Mútua com o sentimento de dever cumprido. Ele enfatiza que o trabalho desenvolvido foi fruto dos esforços de todos que fazem parte da Mútua, diretores executivos e regionais, gestores e colaboradores, além da parceria com o Confea, com os Creas e as entidades de classe. Nomeando seus colegas de Direx, Calheiros enumera as conquistas do período: “Cumpri meu mandato na Diretoria de Tecnologia e, por dois períodos, assumi cumulativamente a Diretoria de Benefícios. Tive todo o apoio dos diretores Juares Samaniego e Jorge Silveira que assumiram os Creas de seus estados; da Giucelia Figueiredo, que sempre nos lembra da missão social da Mútua; do Paulo Sérgio Saran e do Antônio Carlos Soares Pereira que estiveram conosco durante o processo eleitoral; agora do Fernando Dacal e do Ricardo Araújo; e do presidente Paulo Guimarães, que infelizmente perdemos para esse terrível vírus que tem nos levado vários familiares e amigos”.

Dos projetos elencados na área de TI estão grandes avanços para a Instituição: o sistema de solicitações on-line de benefícios; modernização do site; ferramentas internas modernas que oferecem mais agilidade e transparência; plataforma de acompanhamento jurídico dos processos demandados a escritórios; integração com a Cobrança para gerar relatórios mais minuciosos de inadimplência; entre outros. Em Benefícios, onde acontece a relação direta com os associados, Calheiros faz questão de destacar a gestão do ex-diretor Jorge Silveira. “Assumi interinamente a Diretoria e dei sequência ao trabalho do Jorge”, lembra. A área apresentou no triênio os seguintes resultados: sistema de concessão online; reformulação da carteira de benefícios; TecnoPrev como o 8º melhor plano instituído do país, registrando mais de 98 mil participantes e um excelente rendimento; aumento dos valores dos benefícios sociais; programa de descontos na anuidade; criação dos benefícios Covid; e outros.

A TI encerrou a agenda do dia

Novidades em andamento iniciadas nesta gestão: projeto para aumento dos valores e do prazo de pagamento do benefício Equipa Bem, implantação de um novo sistema na Gerência de Previdência para acabar com processos manuais e a aquisição de tecnologia de assinatura eletrônica para agilizar os processos internos com segurança, conforme determinou o TCU. O diretor de Tecnologia e Benefícios ressalta que a pandemia, além da irreparável perda humana, também imputou dificuldades comerciais a toda a cadeia. No caso da Mútua, o aumento do dólar impossibilitou a contratação de serviços e a compra de equipamentos de TI que estavam previstos. “Apesar disso, o saldo final é muito positivo”, afirma. “Cumpri grande parte das metas e saio satisfeito. Conseguimos interligar as áreas e oferecer benefícios de qualidade com eficiência e eficácia. Desejo sucesso aos novos diretores e que eles levem ainda mais serviços aos profissionais, principalmente olhando para aqueles que estão desempregados, em busca de oportunidades e os carentes de recursos, em evidente necessidade de sobrevivência”, concluiu.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua