Notícias

SindPFA passa a integrar o Colégio de Entidades Nacionais (Cden)

Presidente Joel Krüger e o presidente do SindPFA, João Daldegan Sobrinho

Na tarde de quinta-feira (27/1), foi realizada Sessão Plenária nº 1591, em que os conselheiros aprovaram o credenciamento do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) para compor o Colégio de Entidades Nacionais (Cden). 

Desde 2018, a entidade pleiteava assento no colegiado e, para tanto, adequações foram feitas pelo sindicato para se adequar à Resolução nº 1.011/2005. O presidente do SindPFA, João Daldegan Sobrinho, que estava presente na sessão plenária, manifestou a satisfação pelo reconhecimento.  “É uma honra estar aqui presente e quero expressar a grande satisfação pelo reconhecimento do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários, uma carreira composta exclusivamente por engenheiros agrônomos, profissionais do Incra, uma entidade cinquentenária”, afirmou. “Transmita, em nome da presidência e dos conselheiros federais do plenário, o nosso agradecimento ao trabalho do sindicato e seja bem-vindo ao nosso Colégio de Entidades Nacionais”, registrou o presidente do Confea, Joel Krüger.  Vale ressaltar que já existem algumas parcerias entre o Sindicato e o Sistema Confea/Crea, como a 1ª e 2ª edição do livro ‘Avaliação de Imóveis Rurais Pelos Peritos Federais Agrários’, que foram selecionados nos editais de patrocínio. 

O Cden é um fórum consultivo do Confea, constituído pelas entidades nacionais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Federal. Atualmente, o colegiado é composto por 22 entidades e, de acordo com a Resolução 1.011/2005, tem até o limite de 29 entidades nacionais a serem credenciadas no Conselho Federal.

Atuação Internacional

Durante a sessão, também foi aprovada a constituição da missão representativa do Sistema Confea/Crea para participar da Cúpula Mundial de Engenharia (WES 2022), que será realizada em San José na Costa Rica, de 4 a 11 de março de 2022. Durante o WES 2022, serão realizadas as reuniões do Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI) no dia 8 de março e a Assembleia Geral nos dias 9 e 10 de março. Pelo documento aprovado, além do presidente do Confea, vão compor a comitiva os conselheiros federais eng. civ. Daltro Pereira, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. mec. Lucas Carneiro, além de um representante do Colégio de Presidentes (CP) e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

A FMOI é uma organização não governamental internacional que representa a profissão da engenharia mundialmente, reunindo entidades do setor de mais de 90 países, além de 15 milhões de engenheiros. Tem como objetivo cooperar com instituições profissionais, incentivando o fortalecimento da engenharia. A missão é representar a profissão internacionalmente, tornando disponíveis as informações sobre engenharia entre seus membros, especialmente acerca das melhores práticas aplicadas à área.

                                                                                                                    Confira mais fotos no Facebook do Confea


CEF
Proposta da Comissão Eleitoral Federal (CEF), que define o dia 14 de abril para apresentação de registro de candidatura para o cargo de presidente do Crea-PB, também foi aprovada. Em virtude do falecimento do eng. civ. Antônio Carlos de Aragão, em agosto de 2021, será realizada eleição para o cargo de presidente do Regional.  A nova eleição tem amparo no art. 85, do Regimento do Crea-PB, a qual dispõe que “ocorrendo vacância do cargo de presidente haverá nova eleição nos termos da Lei nº 8.195, de 1991, e de resolução específica, se o prazo para término do mandato for superior a doze meses” e “se o prazo para o término do mandato for inferior a doze meses, o cargo de presidente será preenchido por seu substituto legal, segundo a ordem de sucessão definida no art. 84 deste Regimento. (Parágrafo único)”. Na sexta-feira (28/1), a  Sessão Plenária 1592 está prevista para as 9h. Acompanhe a sessão em Confea Online no Youtube.
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea com informações do SindPFA