Notícias

Senge recebe equipamentos e móveis doados pela Mútua-RO

Assinatura do Termo de Doação ocorreu nessa terça-feira (31/05), durante a 96ª Reunião Ordinária da Diretoria Regional da Caixa de Assistência

Os diretores da Mútua-RO, Clemilson Nascimento Ferreira (geral) e José Braga de Moura Sobrinho (financeiro), estiveram reunidos nessa terça-feira (31/05) para a 96ª Reunião Ordinária da Diretoria Regional. Na ocasião, os dois receberam o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge-RO), Ildefonso Dorizete e Silva Madruga, para assinatura do Termo de Doação de equipamentos e móveis, da Mútua para o Sindicato.

Entre os itens doados pela Caixa de Assistência, estão computadores, cadeiras, mesas e TV. “Em nome do Sindicato, que existe há 37 anos, agradeço aos diretores da Mútua Clemeilson Ferreira e José Braga, e as colaboradoras Denise Souza e Michele Castro. A doação veio em boa hora e será muito útil para o Senge no trabalho em favor dos filiados e dos quatro mil engenheiros de Rondônia”, ressaltou Madruga.

Conforme determinam os normativos da Mútua, os bens inservíveis devem ser doados, preferencialmente, para entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua, o que representa uma sequência ao atendimento dos profissionais. “Este foi o primeiro Termo de Doação da gestão 2021- 2023 e que veio a atender ao Senge-RO, instituição a qual cumprimento pelo trabalho na pessoa do presidente Ildefonso Madruga. Espero que possamos apoiar outras entidades”, afirmou Clemilson Ferreira.

Também lembrando da importância da parceria com as entidades, José Braga agradeceu a presença do presidente do Senge-RO na Reunião da Diretoria da Mútua. “É uma honra para a Mútua ajudar e estamos muito gratificados em poder fazer isso pela nossa entidade”, comentou.

Comissão de Avaliação, Doação e Descarte de Bens Patrimoniais

A Decisão da Diretoria Executiva da Mútua nº3032018.052.0 estabelece os procedimentos para doação e descarte de bens patrimoniais móveis e inservíveis e criou a Comissão de Avaliação, Doação e Descarte de Bens Patrimoniais, cuja trabalho culmina no ato realizado pela Caixa RO nessa terça-feira, com a assinatura do Termo de Doação e a entrega dos equipamentos e móveis à entidade.

Ao final de cada ano é feito o inventário da Mútua para análise de todo o patrimônio e, aqueles itens que forem classificados como inservíveis, seguem para doação. Conforme já dito anteriormente, a Mútua dá prioridade para o repasse dos equipamentos e móveis para as entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua. Antes, a Comissão avalia os itens, solicita laudos técnicos da TI sobre a depreciação dos equipamentos, entre outras análises. A TI da Mútua também procede com a “limpeza” dos computadores, quando são retirados todos os arquivos, dados e informações, conforme preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).

Os pareceres da Comissão sobre as doações seguem para decisão da Diretoria Executiva que, ao aprovados, geram convites para as entidades de classe indicadas pelas Regionais. As que manifestam interesse, devem apresentar a documentação para confecção do processo de doação – cuja análise é feita pela Assessoria Jurídica da Mútua – que posteriormente confecciona o Termo de Doação. A partir disso, as Regionais fazem a assinatura do documento e a entrega das doações.

A Comissão de Avaliação, Doação e Descarte de Bens Patrimoniais envolve diversos setores da Mútua devido a complexidade e a interrelação das análises dos bens patrimoniais. Compõem o grupo: Larissa dos Santos Pinto (Patrimônio/GAD), Elisabete Alves de Oliveira Rodrigues (Infraestrutura e Manutenção/GAD), Yhonara Maria Barbosa Rocha (Suporte às Regionais/Gerência Geral), Marcus Fernando Silva Lima Paes (Gerência de Tecnologia), Kamila Lima Freitas (Assessoria Jurídica), Cristiane Lara de Oliveira (Assessoria Jurídica), Iraercia Niara Nascimento da Silva (Contabilidade/GFI), Nayara Soares Lisboa Nascimento (Contabilidade/GFI) e Mayko Alves Rodrigues dos Santos (Controladoria).

 

Alline Abreu – Comunicação/Mútua

Foto: Mútua-RO