Notícias

Segurança e precarização do trabalho é tema de live da Mútua-BA

Nesta quinta-feira (05), às 19h30, a Mútua-BA realiza mais uma live no Instagram da Instituição. Desta vez, o tema abordado será Segurança do Trabalho e Precarização do Trabalho, com a engenheira de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia Ambiental Urbana, Aydil Franco.

“A sociedade está em constante mudança, com a inserção de novas formas de trabalho e tecnologias para facilitar o desenvolvimento da indústria. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios e discussões, como as condições em que o trabalho vem sendo realizado, o aumento dos riscos relacionados aos agentes ergonômicos e a sobrecarga cognitiva sobre os trabalhadores que estão em home office. Além dos problemas relacionados às condições de trabalho dos profissionais de aplicativos, e outras categorias onde se observa um descaso quanto a segurança do trabalho”, afirma Aydil.

Casos no Brasil

De acordo com os dados da Plataforma SmartLab, que compila e organiza dados públicos – uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) –, o país já teve mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada, desde 2012. Isso significa uma notificação a cada 49 segundos.

Segundo o Anuário da Proteção do Brasil 2020, o país permanece ocupando o terceiro lugar, em números absolutos, no ranking mundial de notificações.

Vale reforçar que o direito à saúde e à segurança no trabalho aparece no rol de direitos sociais da Constituição da República: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança” (artigo 7º, inciso XXII).

Fonte: Mútua/BA