Notícias

Salvador recebe a 8ª edição do ENEC

 

O Sistema Confea/Crea e Mútua apoiou a realização do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil e as lideranças das instituições fizeram questão de prestigiar os estudantes

A preparação dos estudantes para a atuação profissional e, também, como lideranças da categoria tem sido objeto de inúmeros esforços do Sistema Confea/Crea e Mútua. Para o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, que desde sua gestão no Crea-GO sempre trabalhou em parceria e apoiando os estudantes da área tecnológica, o contato entre as gerações é o que possibilita a diversidade, a interação e, consequentemente, os avanços nas instituições. “Como profissionais e lideranças do Sistema, temos que ter esse olhar acolhedor com nossos estudantes. Nós ensinamos e aprendemos muito com eles”, destacou.

Com foco nessa aproximação com os estudantes, o presidente da Mútua esteve este mês em Salvador (BA) para prestigiar o 8º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (ENEC). Também presente, a diretora geral da Mútua-BA, eng. civil Karen Daniela, disse que é de suma importância estar próximos dos estudantes, os futuros profissionais. “Nem os chamo de estudantes, mas de engenheiras e engenheiros em formação. É necessário entender sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua e, em especial, saber que a Mútua está aqui para acolher a todos, é a nossa caixa de assistência e tem diversos benefícios para os associados. O estudante já conhecendo a Mútua, ao se formar e solicitar seu registro junto ao Crea, já fará o mesmo na nossa Caixa.”, ressaltou.

O ENEC contou com o apoio do Divulga Mútua, o programa de patrocínios da Mútua que incentiva e fomenta as ações de qualificação, educação, fortalecimento das Engenharias e de divulgação realizadas pelos Creas, entidades de classe e demais instituições ligadas às categorias registradas no Crea. E foi nesse sentido que a Mútua somou esforços aos estudantes das diversas universidades da Bahia para a organização do Encontro, que aconteceu de 13 a 16 de setembro, é um evento anual e tem caráter cultural e científico que integra alunos, professores e empresas de todo o país, tendo como intuito principal de oportunizar a discussão das tendências e tecnologias na área da Engenharia Civil.
Durante a solenidade de abertura do evento, o presidente da Mútua Francisco Almeida, a diretora geral da Mútua-BA Karen Daniela estiveram juntos com o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueja, e o conselheiro federal Daltro Pereira, quando passaram a importante mensagem de incentivo aos estudantes para que abracem a Engenharia e atuem com amor e dedicação à profissão. Francisco Almeida cita o Relatório da UNESCO “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável”, onde é levantada a questão do incentivo aos jovens, principalmente as meninas, para que considerem a Engenharia como carreira. Ele informou que o material foi traduzido para o português e será publicado no país, por meio de uma parceria da Mútua com a UNESCO.

Visão do Crea, do Confea e da Mútua para o Engenheiro Visionário
Uma mesa redonda discutiu a “Visão do Crea, do Confea e da Mútua para o Engenheiro Visionário” durante a programação do ENEC. Uma das convidadas do debate foi a diretora Karen Daniela, que compartilhou com os estudantes sua visão da profissão e destacou o importante papel da Mútua na vida dos profissionais e de suas famílias. Ela detalhou algumas das atividades da Caixa de Assistência, principalmente em acolher o profissional associado em situações de dificuldade e citou os novos projetos da instituição que passam por áreas como educação, empreendedorismo, sustentabilidade, ente outras.

 

Previous Next

 

Karen Daniela agradece a receptividade dos estudantes no evento e, também, pelo feedback que tem recebido pelo apoio oferecido ao ENEC.

A colaboradora da Mútua-BA Helen Guimarães e o estagiário Kaique Lima estiveram no Centro de Convenções de Salvador, local que sediou o Encontro dos estudantes para atendimento aos participantes.

Alline Abreu – Comunicação Mútua

Fotos: Mútua-BA