Menu fechado

Rentabilidade do TecnoPrev é 3,5 vezes maior do que a da poupança

Com o fechamento dos números mais recentes, a rentabilidade acumulada em 24 meses alcança 26,78%. Confira a análise de cenário feita pela administradora do plano de previdência da Mútua, a BB Previdência 

O TecnoPrev continua a ser um excelente investimento para seus participantes. O rendimento do plano de previdência da Mútua cresceu 26,78% em 24 meses, três vezes e meia a mais do que a poupança, cujo desempenho alcançou 7,5% no período.

Cenário e mercado em agosto de 2020 

A favorável safra da atividade econômica nos países avançados, aliada aos sinais de uma recuperação global mais acelerada do que o inicialmente estimado, favoreceram os mercados financeiros internacionais ao longo do mês de agosto. Por contraste, o cenário local foi marcado pela piora em relação ao ambiente político e a situação fiscal.

Nesse contexto, a carteira consolidada da BB Previdência apresentou retorno levemente negativo, ficando abaixo do seu índice de referência.

Cenário

Agosto revelou-se mais um mês positivo no âmbito dos mercados financeiros internacionais. Entre os principais motivos, destacaram-se os estímulos monetários e fiscais dados pelo Federal Reserve (FED), o Banco Central dos EUA, a continua reabertura das economias e a recuperação econômica dos países desenvolvidos, que resultou em um renovado patamar máximo do mercado acionário americano. Além disso, o arrefecimento das tensões entre EUA e China contribuíram para o bom humor do mercado.

Por outro lado, o aumento recente no número de casos da Covid-19, particularmente na Europa, e as dificuldades nas negociações políticas entre Democratas e Republicanos, em torno da nova fase do pacote fiscal nos EUA, colaboraram para sustentar os níveis de cautela e aversão a risco.

No que tange às agendas econômicas, nos EUA, os dados seguiram favoráveis. As vendas no varejo, apesar de abaixo do esperado, superaram o nível pré-pandemia. Além disso, a produção da indústria também sinalizou com melhoras.

O mercado de trabalho seguiu em acentuada recuperação, mostrando, em agosto, a criação 1,8 milhões de vagas. Na Zona do Euro, a agenda continuou exibindo recuperação. Os últimos dados divulgados apresentaram um crescimento da produção industrial. Entre os emergentes, o PIB e a safra de dados econômicos chineses mostraram uma moderada e gradual recuperação da economia, após o choque da Covid-19.

No ambiente doméstico, os últimos dados mostraram uma agenda mista, com maior parte dos dados mostrando gradual recuperação.  Entre os dados de atividade, os Setores de Serviços e de Varejo apresentaram alta em junho, superando as expectativas.

Em relação aos postos de trabalho, com a queda nas demissões e aumento nas contratações, o mercado de trabalho registrou, em julho, a criação de 131 mil postos formais. Na política monetária, o Copom reduziu a Selic em 0,25 pontos percentuais, para 2%. A ata da reunião apontou para estabilidade da Selic, mas manteve a porta aberta para eventual nova redução à frente.

No que concerne à inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,24%, em agosto; 0,12% abaixo da variação observada em julho (0,36%). Este é o maior resultado para um mês de agosto desde 2016. O índice acumula alta de 0,7% no ano e 2,44% em 12 meses.  O maior impacto veio do grupo de Transportes (0,82%), seguido do grupo Alimentação e Bebidas (0,78%).

Desempenho

Os investimentos dos planos administrados pela BB Previdência apresentaram rentabilidade negativa de 0,4% no mês de agosto, impactados, mais uma vez, pelos segmentos de Renda Fixa e Renda Variável.

Os títulos públicos federais de curto prazo, atrelados à inflação e medidos pelo IMA-B 5, apresentaram retorno de 0,43% no mês, enquanto os de longo prazo, medidos pelo IMA-B 5+, atingiram -3,62%, no mesmo período.

A Bolsa de Valores teve seu principal índice, o Ibovespa, com desvalorização de 3,44%, resultando em rentabilidade negativa de 1,75% nos últimos 12 meses. Adicionalmente, o CDI apresentou rentabilidade de 0,16% no mês, acumulando 3,86% em 12 meses.

Fonte: Gecom Mútua / Com informações da BB Previdência.

Post relacionado

FONTES