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Relatório mensal da Mútua é apresentado na Plenária do Confea

No relato, o presidente da Mútua expôs as ações para o retorno às atividades presenciais e detalhou os dados sobre concessão de benefícios, além das informações financeiras e institucionais

Na manhã dessa quinta-feira (23), o presidente interino da Mútua, Cláudio Calheiros, realizou a apresentação mensal da Instituição, na Sessão Plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O evento foi por videoconferência, transmitido ao vivo pelo canal Youtube, e o relato começou com a exposição das ações no retorno dos colaboradores da Mútua às atividades presenciais, em segurança. Calheiros destacou, também, dados sobre concessão de benefícios durante a pandemia e ao longo do ano, trazendo comparativos de períodos anteriores, além das informações financeiras e institucionais. 

Treinamento dos colaboradores, criação de um manual de regras de convivência, acompanhamento médico e aferição da temperatura corporal de todos que ingressam nas instalações, além de medidas sanitárias e distribuição de equipamentos de proteção foram algumas das medidas protetivas da Mútua destacadas na Sessão Plenária. O retorno às atividades presenciais está sendo realizado por grupos, que se revezam no local, entre os turnos da manhã e tarde, sendo que os grupos de risco permanecem em teletrabalho.

Foram expostas outras atividades que buscam dar normalidade às ações da Caixa de Assistência, como o andamento de concessão dos dois novos benefícios criados para auxiliar os associados no enfrentamento da pandemia e as reuniões da Diretoria Executiva com diretores regionais e com gestores, sobre ações e iniciativas do período.

O presidente relatou sua participação na reunião da Comissão Organizadora Nacional da 77ª Soea (ConSoea), adiada para 2021, alertando quanto à necessidade de se avaliar o evento sob o ponto de vista orçamentário e financeiro. Foi informada a participação da diretora administrativa da Mútua, Giucelia Figueiredo, nas reuniões do Comitê do Sistema Confea/Crea e Mútua de Gestão da Crise da Covid-19 e do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema (Prodesu). 

O início de contratos digitais com fornecedores foi informado, assim como a conclusão do processo de digitalização e indexação de arquivos da Mútua. A primeira etapa, iniciada em 2015, digitalizou mais de 1,97 milhão de imagens. A segunda etapa, iniciada no ano passado, incluiu mais um milhão, totalizando mais de 2,97 milhões de arquivos. 

Desde 2009, a Mútua possui um Gerenciador Eletrônico de Documentos. Com a ferramenta, foram produzidos 111,5 mil documentos e protocolados outros  123,2 mil, num total de mais de 234,7 mil arquivos, trazendo segurança e confiabilidade na tramitação de processos de todas as áreas da Instituição.

Concessão de benefícios 

A mútua possui hoje, 142,3 mil associados. Neste ano, foram concedidos, até 9 de julho, R$ 94,65 mi em benefícios. Já no período da pandemia – considerando a data de 23 de março até 17 de julho -, foram concedidos 1.690 benefícios, no valor de R$ 49,13 mi. Os auxílios mais solicitados foram o Apoio Flex (RB7), Veículos (RB12) e Construa Já (RB8). 

A lista incluiu cinco contratos do novo benefício Auxílio Reembolsável Covid-19, no valor de R$ 54,8 mil. Outros 49 contratos estão em análise, equivalentes a R$ 449 mil. Desde o início de 2020, foram concedidos R$ 351,9 mi em benefícios sociais, sendo R$ 205 mil no período da pandemia. O Benefício Social Covid-19 já atendeu sete associados, no valor total de R$ 7,3 mil. Outros 50 benefícios estão em análise, no valor de R$ 52,2 mil. “Nós, da Diretoria Executiva, decidimos agilizar ao máximo os pagamentos para beneficiar o quanto antes os profissionais que precisam de recursos neste momento de crise”, explicou Calheiros. 

Na reunião, o presidente apresentou um conjunto de dados sobre a Instituição. Além de acompanhar de perto o cotidiano da concessão de benefícios nas Caixas de Assistência – com dados das concessões realizadas, mês a mês, em 2019 e 2020, por estado – também foram apresentadas informações sobre o histórico de concessões e reembolsos da Mútua, desde 2017.  

Por conta da pandemia, a Mútua prorrogou e reescalonou parcelas de contratos de benefícios reembolsáveis. No período de 24 de março a 17 de julho. foram prorrogadas 35.956 parcelas, no valor de R$ 37,18 mi. Foram também reescalonadas 260 parcelas, desde o início do ano, somando R$ 316,7 mil. 

Ao final, Calheiros falou sobre o Tecnoprev, o plano de previdência da Mútua. A evolução dos participantes mostrou um crescimento, de 2016 a 2020, de 31 mil para mais de 83 mil inscritos; enquanto o acumulado dos últimos 12 meses está em 5,33% e, nos últimos 24 meses, em 26,56%. “As adesões ao TecnoPrev continuam bastante expressivas no período da pandemia. Em abril, foram 451 novas inscrições. Nos dois meses seguintes, foram, respectivamente, 359 e 337. No mês de julho, o TecnoPrev teve 459 adesões nos primeiros 20 dias. Ou seja, no período, foram incluídos 1.606 novos participantes” completou.

Fonte: Gecom Mútua 

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