O programa de negociação de débitos relativos aos benefícios reembolsáveis, o REFIS Mútua, foi prorrogado até o final de dezembro. A oportunidade de regularizar contratos oferece redução dos valores de juros e multa e até a total isenção dessas taxas, dependendo do prazo de pagamento escolhido, além de prazos ampliados para pagamento.
Podem participar associados de todo o país, que têm parcelas com 92 dias de atraso ou aqueles que já estão com pendências em fase de judicialização. As custas processuais também serão excluídas no período da campanha.
Planos de renegociação
Uma tabela de redução dos juros e multas e de prazos de pagamento foi definida exclusivamente para a campanha de 2021. Para quitação à vista do total do saldo devedor, o associado receberá 100% de desconto nos juros e multas aplicados em seu contrato devido ao atraso no pagamento. Parcelamentos em até 12 meses, o desconto será de 95% nas taxas, de 13 a 24 meses, o percentual será de 90% de desconto, de 25 a 36 meses, desconto de 85%, de 37 a 48 meses, 80% de redução nos juros e multas e, para planos de pagamento entre 49 e 60 meses, os juros e multas serão reduzidos em 75%.
Outra vantagem que o associado inadimplente terá ao aderir ao REFIS Mútua, será a possibilidade de reescalonamento de até seis parcelas. Ou seja, ele poderá passar as primeiras seis parcelas para o final do contrato, sem incidir juros e multas. Esta opção será aplicada apenas para casos de atrasos. As cobranças em fase judicial serão contempladas com isenção de juros e multas para pagamento de parcelas à vista.
O objetivo é facilitar a efetivação dos acordos, inclusive a forma de realização da negociação. Tudo será feito de forma virtual, na área restrita do site da Mútua, com o login e senha do associado. Os mutualistas ainda poderão solicitar apoio às Caixas em seus estados para realizarem os acordos.
Ao acessar o sistema, será solicitado ao associado que realize uma atualização cadastral antes da simulação da renegociação. Esta etapa será obrigatória para carregar as opções de acordo. Basta escolher a melhor opção de plano e emitir a simulação desse parcelamento. Em seguida, o associado deverá entrar em contato com a sua Regional com a proposta em mãos, podendo enviar por e-mail ou levar pessoalmente. Na sequência, a Regional vai emitir o termo de acordo e o seguro QQB proporcional para efetivação do acordo.
Fonte: Jornalismo/Comunicação e Eventos Mútua