Notícias

Programa da Mútua vai apoiar Creas no aperfeiçoamento e modernização da Fiscalização

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea como integrante do Sistema Confea/Crea, na defesa da sociedade e com foco em auxiliar os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, tornando os procedimentos relativos à fiscalização mais modernos, ágeis e preventivos, criou o PROFI – Programa de Fiscalização Inteligente.

O projeto visa utilizar a inovação para fortalecer, aprimorar e ampliar as ações de fiscalização do exercício e das atividades profissionais do Sistema. O papel da Mútua no PROFI será de o subsidiar a contratação da plataforma e o treinamento dos agentes envolvidos na fiscalização.

A perspectiva é de que a Mútua invista 1% de sua receita vinda das Anotações de Responsabilidade Técnica, complementando o valor que já aporta para o Prodafisc, assim, chegando aos 5% que devem ser destinados a ações de fortalecimento da atividade fim do Sistema Confea/Crea e Mútua – a fiscalização. A meta está estabelecida no planejamento estratégico da Mútua e nas ações acordadas com o Tribunal de Contas da União (TCU).

“Somos um sistema, trabalhamos em prol da sociedade e dos profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências e ações colaborativas entre as instituições são fundamentais para o crescimento do Sistema como um todo. A nossa Caixa de Assistência pode contribuir muito para o fortalecimento da fiscalização realizada pelos Creas, entregando tecnologia e inovação”, destaca o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

O programa vai atuar através da inovação tecnológica, modernização de processos e integração de fluxos de dados entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e instituições que congregam profissionais e atividades correlatas.Com uma fiscalização inovadora, será possível consultar dados de profissionais, empresas e serviços  relacionados às áreas de abrangência dos Creas, visualizando suas localidades no mapa de forma geolocalizada.

Fazendo uso de tecnologias e ferramentas ligadas à inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e business intelligence, data-driven, o PROFI vai identificar os serviços de engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia realizados na circunscrição de cada Crea com auxílio de convênios; indicar e caracterizar os empreendimentos onde ocorram atividades rotineiras, como manutenção de elevadores e ar-condicionados; mapear os locais que contenham obras e serviços disponibilizando-os de forma georreferenciada, com possibilidade de acesso aos dados sem a dependência de conexão com internet; e utilizar os dados relativos às ARTs, profissionais, empresas e históricos de fiscalização para estudos de atuação das modalidades profissionais.

O projeto do PROFI foi desenvolvido e tem a assinatura técnica do engenheiro civil e assessor de Planejamento Estratégico da Mútua, Edvaldo Maia, e do assessor de Análise de Negócios e Projetos Especiais, Vinicyus Froes. “Órgãos de controle têm avaliado a atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua e apontado ações para melhorar as condições dos Creas para execução de suas atividades finalísticas. Dessa forma, a atual gestão da Mútua tem se pautado por incrementar sua atuação para contribuir com o Sistema e com os profissionais nesse sentido. O PROFI vai garantir a eficiência das ações de fiscalização, obtendo informações relevantes e em tempo oportuno para a identificação de irregularidades e a tomada de medidas preventivas”, avalia Edvaldo Maia.

Uma das grandes sacadas do programa será a integração de informações diversas, possibilitando análises associativas e emissão de relatórios que possam permitir a tomada de decisão subsidiada por dados. “A plataforma vai apresentar mecanismos que tragam maior eficiência nos processos fiscalizatórios, com melhorias na aplicação do recurso público. Assim como fornecer alternativa de comunicação automatizada para estimular a regularização dos empreendimentos”, explica Vinicyus Froes.

O Programa de Fiscalização Inteligente vai funcionar da seguinte forma: a Caixa de Assistência fará todo o processo de licitação e contratação da plataforma de fiscalização inteligente e os Creas interessados deverão realizar a adesão ao PROFI por meio da assinatura de um convênio. A Mútua oferecerá treinamento e consultoria para os servidores que trabalham na fiscalização dos Creas e seguirá no projeto para identificar melhorias e novas funcionalidades.
A plataforma terá um fluxo intuitivo e fluído para a fiscalização, bem como será responsivo para utilização em smartphones e tablets. Também contemplará painéis analíticos estratégicos visando automatizar o fluxo de prestação de contas e análise de desempenho de fiscalização tanto para os Creas, quanto para a Mútua e o Confea. Os indicadores poderão ser apresentados com recorte temporal anual, trimestral e mensal.

“Teremos uma fiscalização inteligente ao indicar para o fiscal do Crea onde pode haver irregularidades e ARTs recorrentes, entre outros fatores. Para o Sistema Confea/Crea e Mútua significa melhorias em seus processos de fiscalização e mais agilidade e proatividade no acompanhamento do exercício profissional. Para a sociedade, o ganho também é bastante significativo, pois um Crea fortalecido, mais atuante e preventivo representa ainda mais segurança para a população”, conclui o presidente da Mútua, Francisco Almeida.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua