Notícias

Primeira edição do COBEN, em Cuiabá, vai abordar diversas perspectivas do universo do empreendedorismo

Com a proposta de se tornar um dos mais principais fóruns sobre o tema, o 1º Congresso Brasileiro de Engenheiros Empreendedores (COBEN) tem sua estreia no calendário nacional de eventos do Sistema Confea/Crea e Mútua agendada para os dias 28 a 30 de junho, na capital do Mato Grosso, Cuiabá, no Centro de Eventos FATEC.

A organização é da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento Mato Grosso ((ABENC-MT), e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) patrocinam a iniciativa. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também estão apoiando o Congresso.

“Um evento pensado para o empreendedorismo. O engenheiro quando está na faculdade, normalmente, ele pensa em ser um funcionário ao se formar. O COBEN chega para mostrar aos profissionais que eles podem aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Mesmo que hoje um engenheiro esteja trabalhando como funcionário ou no serviço público, ele tem a opção de empreender abrindo um negócio ou oferecendo serviços, como um projeto, um laudo, uma avaliação, uma vistoria com drone, entre outros”, explica o diretor financeiro da Mútua-MT, engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior.

As inscrições para o 1º COBEN já estão abertas, no site do evento!

Todas as áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências poderão participar e contribuir. Um amplo fórum para apresentações e discussões dentro da temática estabelecida e sob o mote da questão central “Empreendedorismo – oportunidades com sustentabilidade”.

Ao trazer à tona o empreendedorismo na Engenharia, o COBEN vai possibilitar que os profissionais possam servir à sociedade e suprir com mais qualidade aos serviços de alta tecnologia que o país necessita, ampliando sua inserção socioambiental e contribuição no setor produtivo e econômico. Essa é a expectativa da ABENC-MT, que é presidida pelo engenheiro civil Arquimedes Pereira Lima Neto.

Composta de palestras técnicas, roda de conversas com especialistas, exposições de equipamentos tecnológicos, minicursos e visitas técnicas, a programação do 1º COBEN será finalizada com um manifesto da Engenharia.

“Queremos que o engenheiro vire a chave, que pare de pensar apenas em emprego e comece a pensar em oportunidades e em maximizar sua renda. O Congresso vai dar as informações e os instrumentos que o engenheiro precisa para ser um empreendedor. Qual empresa abrir, como abrir uma empresa, quais são os impostos a pagar e como fazer isso, como contratar um funcionário, quais os tipos de contratos, enfim, um panorama da parte burocrática e administrativa. Também teremos questões técnicas, como, por exemplo, minicurso de drones e de marketing digital”, cita Silvano Pohl.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua