Lançamento do evento foi realizado no auditório da OAB-TO e reafirmou o papel das Engenharias em um Brasil desenvolvido, soberano e justo
Uma prévia do que será a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia foi apresentada, na noite desta quinta-feira (9/5), na seccional do Tocantins do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas a cerca de 250 pessoas – entre profissionais, estudantes e lideranças políticas. Estima-se que, da Semana, a ser realizada de 16 a 19 de setembro na capital tocantinense, participem cerca de 3,5 mil profissionais.
A Diretoria Executiva da Mútua esteve presente, com as participações dos diretores Paulo Guimarães (presidente), Jorge Silveira (Benefícios), Giucelia Figueiredo (administrativa) e Cláudio Calheiros (Tecnologia). Também acompanharam a solenidade os diretores da Mútua-TO, Itamar Xavier (geral), Marcione Coelho (financeiro), e Cézar Batista (administrativo).
Krüger: “nossas atividades são protagonistas na cadeia produtiva”
“Será um momento de compartilhar ideias para um futuro mais promissor e tecnológico, com um Brasil desenvolvido, um Brasil soberano, um Brasil justo para todos”. Com essas palavras, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, define o principal evento da área tecnológica brasileira, realizado anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. “A Soea terá como resultado subsídios que muito contribuirão no debate sobre a retomada do crescimento econômico do país. Afinal, nossas atividades são protagonistas na cadeia produtiva nacional e nossas profissões, essenciais para alavancar a combalida economia brasileira”, afirmou, na noite do lançamento do evento.
Durante a solenidade, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, disse se sentir privilegiada por receber a Soea na cidade. “A última capital planejada do século XXI foi erguida a partir de um cálculo de Engenharia, que resultou em uma cidade de homens e mulheres que sonharam juntos o Estado do Tocantins. Rodovias, pontes, vias, hospitais, escolas e toda uma infraestrutura foram construídas para interligar distâncias e oferecer conforto”, afirmou, ao contextualizar a importância das profissões do Sistema para a cidade. “Daqui 11 dias, Palmas completará 30 anos. Nosso compromisso é planejar a cidade para os próximos 30, e vocês são parte fundamental nesse processo”, completou.
Representando o governador do Estado, Mauro Carlesse, o secretário de Infraestrutura, Cidadania e Habitação do Tocantins, Renato de Assunção, colocou o governo à disposição. “É uma alegria receber a Semana da Engenharia e da Agronomia. Em nosso grupo de servidores, temos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua que têm contribuído muito para alavancar a infraestrutura e o desenvolvimento do Estado”.
O intercâmbio que a Soea promove foi ressaltado pelo presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia. “A Semana agregará conhecimento aos profissionais da região, e os profissionais que vierem de fora poderão conferir nos solos tocantinenses o que há de mais moderno na engenharia”, afirmou, depois de destacar Tocantins como um relevante polo agrícola. “Desde o manejo do solo, à escolha da semente correta, à adubação. Tudo depende da Engenharia”.
Possibilidades de diálogo durante a Semana também foi o destaque dado pelo presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães. “É natural que a Mútua, como braço social do Sistema, aproveite esses momentos de encontro para receber sugestões, contribuições. Isso leva à evolução constante da Caixa de Assistência”, afirmou.
Já o conselheiro federal e chanceler do Mérito, eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto, agradeceu pelo apoio na recondução do cargo e parabenizou o presidente do Crea-TO pela conquista de hospedar a Soea.
O selo da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia
Durante os próximos meses, a identidade visual da 76ª Soea circulará pelas correspondências do Tocantins: trata-se do selo alusivo ao evento e o carimbo comemorativo, que todo ano são obliterados durante o lançamento da Semana. Conduzidos pelo superintendente dos Correios em Tocantins, José Luiz da Cunha Filho, Krüger, Maia e Assunção obliteraram as peças filatélicas, que, a partir de agora, passam a compor os acervos dos Correios e do Confea.
“É uma honra estar presente neste evento de tamanha envergadura”, afirmou Cunha Filho, que aproveitou para falar sobre o trabalho dos Correios, que vai além do transporte de encomendas particulares: é fundamental para a entrega de livros didáticos em todas as escolas públicas do país.
Uma novidade no selo neste ano é que a logomarca do evento ganhou mais um ícone, que representa as geociências. “Sempre temos destacado as geociências nos discursos e nas comunicações do Confea. A Soea sempre representou as geociências, mas na logo elas não estavam contempladas”, explicou o presidente do Confea, eng. civ. Krüger. “Neste ano, de maneira definitiva, fizemos a inclusão. Agora, a logomarca abrange também a Geologia, a Meteorologia e a Geografia”.
Primeiros inscritos
É durante a cerimônia de lançamento da Semana que vai ao ar o hotsite do evento e quando são feitas as primeiras inscrições. O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foi o primeiro a se inscrever. Em seguida, os presidentes do Crea-TO e da Mútua, respectivamente, realizaram suas inscrições.
Fonte: Confea (com inserções)
Fotos: Confea