Notícias

Prestação de contas e transparência: Relatório de Atividades da Mútua é apresentado no Confea

Encerrando o mês, a Diretoria Executiva da Mútua participou da 1.665ª Sessão Plenária do Confea, no dia 28, quando foi apresentado o Relatório de Atividades da Caixa de Assistência. No documento constaram dados sobre o crescimento do quadro associativo, o balanço das concessões de benefícios, redução da inadimplência, parâmetros orçamentários de receitas e despesas, entre outras informações.

O total de profissionais associados à Mútua está em 176.312, nas três modalidades de sócios. Em 2023 foram concedidos cerca de R$ 572 milhões em benefícios reembolsáveis e R$ 1.061.427,99 de auxílios sociais (Funeral, Pecuniário e PIM). Esses foram alguns dos números indicados pelo presidente da Mútua, eng. agrônomo Francisco Almeida.

Um recorte especial sobre um trabalho que a Mútua está implantando em seus processos internos, por meio de consultoria da KPMG, foi feito pelo gerente geral da Caixa de Assistência, Marcelo Linguitte. Conforme ele explicou, está sendo desenhado o mapeamento e a modelagem de um modelo de custos que atenda às necessidades internas da Mútua e aderente ao que determina a NBC TSP 34, do CFC.

“Esse é um projeto pioneiro da Mútua, pois nenhuma instituição com as mesmas características, de natureza privada que recebe recursos públicos, se adequou ao novo normativo do CFC de custos em órgãos públicos. Além disso, esses aprimoramentos na Contabilidade da Mútua vão ao encontro das determinações do TCU, como a necessidade de segregação das contas para evidenciação contábil. Lembrando que já cumprimos o Acórdão TCU nº 6333/2020 em sua totalidade”, explicou o presidente da Mútua.

Durante a apresentação também foi informado que o antigo prédio da Mútua Sede, que está disponível para locação desde a mudança para o endereço atual da Caixa de Assistência, foi alugado por uma rede de academias. O contrato será de 10 anos e representa uma economia de R$ 290 mil anuais com os custos de manutenção e segurança.

Os diretores executivos eng. civil Carlos Vilhena (Benefícios), eng. agrônomo Arício Resende (Financeiro), eng.ª agrônoma Giucelia Figueiredo (Administrativa) e geólogo Waldir Duarte (Tecnologia) acompanharam a apresentação do presidente Francisco Almeida, e estiveram à disposição para esclarecimentos acerca das atividades de suas respectivas Diretorias.

 Reunião da Diretoria Executiva

Também esta semana, ao longo de toda a terça-feira (27) e no período da tarde  desta quarta-feira (28), os diretores executivos estão reunidos na Sede da Mútua para a Reunião Ordinária mensal da Direx, quando debatem importantes ações para levar mais benefícios aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

Redação: Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mark Castro (Plenária) e Alline Abreu (Direx)