Notícias

Presidente propõe cooperação técnica com países latino-americanos para difundir a experiência da Mútua

Falando a representantes de diversos países latino-americanos e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, que participam esta semana da Reunião Intermediária da Copimera – Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins, o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, propôs a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e a Copimera para a difusão da expertise da Caixa de Assistência junto aos países integrantes da entidades. “Cada vez mais com essa união vamos valorizar as nossas engenharias em nossos continentes”, destacou ele, pontuando que a Mútua é uma instituição única, “a maior Caixa de Assistência da América Latina” e que a atuação de uma entidade assistencial faz toda a diferença no desenvolvimento dos profissionais.

A proposta foi feita durante a abertura da reunião, na manhã desta quarta-feira (16/11). O encontro é recebido pelo Confea, em Brasília, até esta sexta-feira (18/11), e visa o debate de temas administrativos e da atualidade das áreas e o intercâmbio das engenharias dos países participantes.

 

Previous Next

“Agradeço ao presidente Francisco por sinalizar esta possibilidade de parceria, envolvendo também a área social”, considerou o vice-presidente da Copimera, engenheiro mecânico Jorge Nei Brito, ex-presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), que desejou êxito nos três dias da reunião intermediária da entidade e ressaltou a necessidade de assinar um termo de intenção ainda durante o evento.

“Essa plataforma é justamente o que desejamos impulsionar em nossa entidade”, comentou o presidente da Copimera, engenheiro mecânico Jorge Gallo Navarro, aceitando o convite e anunciando os entendimentos para a eleição futura de Jorge Nei como presidente da entidade. Navarro ainda agradeceu a amabilidade de todos do Sistema Cponfea/Crea e Mútua em organizar o evento, apontando o prazer e a honra de estar acompanhado dos colegas.

Ao receber os participantes, a conselheira federal engenheira mecânica Michele Costa, representando a presidência do Confea, manifestou sua satisfação como coordenadora da Comissão Organizadora do evento e conselheira federal. “O Confea tem trabalhado intensamente para fazer a mobilidade profissional, dentro da inserção internacional do Sistema. Participamos de todas as reuniões da Copimera e fizemos uma programação com muito carinho”, disse, agradecendo o apoio da Mútua Caixa de Assistência aos Profissionais, do coordenador adjunto do evento, eng. eletric. Genilson Pavão, e do corpo funcional do Confea e destacando a presença dos conselheiros federais e dos representantes presentes ao evento. “Gostaríamos de seguir alimentando essa parceria por muitos anos”.

Estão presentes engenheiros da Argentina, Guatemala, Chile, Porto Rico, Peru, entre outros países, além de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua como o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Silveira, representando o Colégio de Presidentes, os conselheiros federais, engenheiro eletricista Genilson Pavão, engenheiro eletricista Evânio Nicoleit e engenheiro eletricista Jorge Bitencourt, o presidente da Fenemi, engenheiro mecânico Waldimir Telles Filho, a futura coordenadora nacional do Crea-JR, a engenheira química Ingrid Reinehr, e a engenheira química Christiane Lacerda represente do Programa Mulher.

Alline Abreu (com informações do Confea)

Fotos: Mark Castro – Confea