Notícias

Presidente Francisco Almeida apresenta Business Intelligence para colaboradores da Mútua

Nova ferramenta da Mútua, o Business Intelligence pretende modernizar a Instituição

O presidente Francisco Almeida considera que o Business Intelligence é uma ferramenta fundamental para o trabalho, e envolve, também, divulgar as ações da Instituição e as realizações das equipes, com total transparência

Os colaboradores da Mútua Sede participam, na manhã desta sexta-feira, de uma reunião com o presidente Francisco Almeida e com a equipe de Business Intelligence da Instituição, para uma apresentação introdutória acerca de como funciona e de quais são os objetivos e estratégias que envolvem a ferramenta. A Inteligência de Negócios – ou Inteligência Empresarial, como também é conhecida – é um instrumento do planejamento estratégico, usado por instituições e organizações que desejam modernizar seus fluxos de trabalho, por meio de tomadas de decisão feitas a partir dos dados coletados e das análises realizadas com essas informações.

O presidente da Mútua conduz a apresentação e explica os objetivos estratégicos e as metas que devem ser colocadas para as Regionais e para a Mútua Sede, a partir dos resultados trazidos pelo Business Intelligence. Para o presidente Francisco Almeida, o instrumento vai permitir ampliar os serviços e benefícios da Mútua, além de fazer crescer, substancialmente, o número de associados nos próximos anos.

“Devemos ter clareza de que o objetivo da Mútua é se tornar uma organização cada vez mais inclusiva, onde o conceito de pertencimento deve ser o fio condutor do nosso trabalho, ampliando não apenas os serviços para os nossos associados, mas buscando ampliar a presença da Mútua entre os profissionais da área tecnológica. Queremos alcançar, ainda este ano, a meta de 200 mil profissionais associados. Com essas ferramentas modernas e o trabalho dedicado que realizamos, é um objetivo possível”, avisa.

Além disso, o presidente da Mútua considera que o Business Intelligence é uma ferramenta fundamental para o trabalho, e envolve, também, divulgar as ações da Instituição e as realizações das equipes, com total transparência. “Isso já foi feito, recentemente, na visita dos conselheiros federais, há algumas semanas, e na reunião dos coordenadores regionais das Caixas de Assistência, que se encerrou nessa quinta-feira (17)”, lembra.

A seguir, o assessor da área de Análise de Negócios e Projetos Especiais, Vinicyus Froes, e o analista de Administração de Dados Adão Gonçalves fazem um histórico do trabalho já realizado, explicam como funciona o Business Intelligence e que melhorias ele pode trazer à Organização.
Na apresentação, eles informam que os dados serão atualizados em tempo real e que a ferramenta será colocada à disposição da Sede e das Regionais, para subsidiar o trabalho realizado pelos setores. “Buscamos ampliar o número de licenças para que a maior quantidade de colaboradores se envolva, começando por diretores regionais, supervisores e gerentes executivos”, informa Adão Gonçalves.

Metas

A Mútua desenvolve o projeto de BI para acompanhar e controlar áreas como despesas, concessão de benefícios, perfil e a evolução do número de associados, Divulga Mútua e ações das Regionais, entre outras atividades. No caso dos associados, é possível computar informações analíticas importantes, como a margem de crescimento possível do número de associados, em um determinado estado, e fazer o cruzamento dos dados com diversos parâmetros, tais como faixa etária, categoria profissional, tempo de inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros.

“Coletamos dados da organização, em diversas fontes, e tratamos as informações com o objetivo de obter indicadores, insights, performances e gaps. Com isso, acompanhamos as áreas, da maneira mais fiel possível, para possibilitar melhorias e correções nas rotinas da Organização e em diferentes níveis: estratégico, tático e operacional”, comenta Vinicyus.

Froes sublinha que o BI vai muito além das ferramentas e da tecnologia, pois é voltado ao negócio, com foco em subsidiar a tomada de decisão. “Os painéis onde analisamos os dados e informações são totalmente interativos e dinâmicos, possibilitando a extração de relatórios totalmente segmentados e personalizados”, ressalta.

Cristiano Torres e Alline Abreu
Comunicação e Eventos Mútua