Notícias

Presidente detalha novos projetos da Mútua

Seis novos projetos de áreas como divulgação, sustentabilidade das Regionais, planejamento e acompanhamento da gestão, tecnologia, entre outras, estão em andamento e visam deixar a Mútua mais ágil e próxima dos profissionais

Francisco Almeida apresenta os novos projetos da Mútua aos conselheiros federais

Sempre pautado pela transparência, o presidente da Mútua,  engenheiro agrônomo Francisco Almeida, compartilha todas as informações sobre a gestão da Caixa de Assistência, principalmente entre o próprio Sistema Confea/Crea. Nas últimas reuniões em que participou, como o Colégio de Presidentes e a Sessão Plenária do Confea, Francisco Almeida além de mostrar os indicadores econômicos e institucionais, também detalhou os projetos recém implantados e os que estão para sair do papel.

Com cerca de nove meses da atual gestão e importantes mudanças feitas, principalmente em áreas estratégias, a Mútua passa, agora, para uma nova fase no processo de aperfeiçoamento de sua atuação para levar mais benefícios aos profissionais associados.

Para entregar mais benefícios e auxílios aos mutualistas, indo além dos recursos financeiros, explica o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, é necessário trazer mais dinamismo e agilidade aos tramites internos e, também, nos atendimentos aos profissionais.

E como chegar a esse novo cenário? Com reformulações de programas já existentes e a implantação de novos projetos. A Diretoria Executiva tem diversas propostas que serão analisadas e executadas ao longo da gestão e seis delas já estão em andamento.

“Todos os projetos foram pensados para melhorar as atividades da Mútua, agregando novas ferramentas, tecnologias, metodologias e ações condizentes com os tempos atuais e as premissas da transparência e da governança. Nosso foco são os profissionais e o acolhimento que a Caixa de Assistência precisa ter com todos eles”, explica o presidente da Mútua, Francisco Almeida.

Caixa Sustentável – garantir a estabilidade econômica das Regionais para a concessão dos benefícios, com o aporte de recursos para auxiliar 11 Caixas. Serão feitos o acompanhamento e o controle sistêmico da execução orçamentária, da evolução do número de associados e da redução do percentual de inadimplência, entre outros indicadores, de forma a promover o aumento das receitas e o equilíbrio entre receitas e despesas.

Mútua Integrada – o projeto piloto está sendo desenvolvido nas Caixas da região Norte. Como os procedimentos da Mútua são padronizados e digitais, os colaboradores de todas as Regionais estão aptos a desempenhar suas funções de forma remota, no atendimento aos associados de todo o Brasil. O objetivo do Mútua Integrada é distribuir as atividades entre as Caixas, visando reduzir o tempo médio de concessão os benefícios aos associados, e, também, para suprir a demanda de colaboradores que estejam afastados do trabalho por licenças ou férias, por exemplo.

Novo Divulga Mútua – o programa de patrocínios e parcerias da Mútua passou por uma reformulação geral para deixar tanto seus processos e trâmites mais simples, quanto para incentivar parcerias mais produtivas com os Creas, entidades de classe, instituições de ensino e outras instituições ligadas a profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. As Caixas seguirão com autonomia para o estabelecimento de contratos locais até determinados valores e a Sede atua em âmbito nacional. Outro diferencial do novo Divulga Mútua é o estabelecimento de parâmetros, metas, indicadores e da avaliação dos resultados.

Mútua Inteligente – por meio do uso de ferramentas do chamado “Business Intelligence (BI)”, a Mútua agora conta com uma visão gerencial sistêmica e assertiva e a tomada de decisão é baseada em informações, dados e análises. A nova metodologia de gestão ainda possibilita um maior monitoramento e controle dos resultados.

Mútua Assinaturas – implantação de um sistema para assinatura eletrônica dos contratos de benefícios, dentro dos padrões bancários, com total segurança, validade jurídica e com a facilidade do mutualista assinar seu contrato via celular, tablet ou computador, a qualquer horário, de onde ele estiver.

A Mútua também está formalizando parcerias com Creas para disponibilizar o sistema de assinatura eletrônica para uso dos Conselhos e, também, para os profissionais em suas atividades laborais, na formalização de seus contratos.

Facilitador Mútua – um colaborador terá a função de desenvolver e implantar estratégias locais para ampliação de benefícios aos associados, bem como o estabelecimento de convênios e parcerias. Com perfil “comercial” esse colaborador atuará como propagador das informações da Mútua e estará nos locais onde os profissionais estão.

Alline Abreu/Comunicação Mútua