Notícias

Presidência da Mútua e da FIEG discutem tecnologias e sustentabilidade nas cidades

O presidente da Mútua, Francisco Almeida, nesta segunda-feira (20/05), fez uma visita ao presidente da Federação da Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel, para dialogar sobre o papel da engenharia no desenvolvimento sustentável das cidades.

Na oportunidade, Francisco Almeida convidou a Diretoria da FIEG, em nome do presidente Mabel, para prestigiar o lançamento da plataforma “Conecta Mútua”, que tem objetivo fazer uma ponte entre as empresas e os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua para contração de mão de obra e de serviços. O evento está marcado para o dia 13 de junho, às 19h, na sede da Mútua, em Brasília-DF.

Na reunião, as discussões permearam diversas pautas técnicas importantes para a cidade de Goiânia, entre elas, a mobilidade urbana e a modernização da gestão pública. As duas lideranças destacaram os pontos positivos que as engenharias trazem à sociedade como um todo.

Para o presidente da Mútua, o papel social da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea é o compromisso em discutir com o setor empresarial e governos o protagonismo da engenharia para as cidades do futuro. Nesse sentido,  um dos destaques é a da engenharia de transportes, que tem buscado, com afinco, formas para aprimorar os meios de locomoção em massa e, assim, desempenhado um papel significativo na concepção e implementação de soluções inovadoras para melhorar o transporte público. “A engenharia pode contribuir com o planejamento urbano integrado, trabalhando em estreita colaboração com engenheiros, urbanistas e gestores públicos para desenvolver projetos que atendam às necessidades presentes e futuras da cidade. Isso inclui a criação de bairros sustentáveis, revitalização de áreas degradadas, preservação do patrimônio histórico e cultural, expansão da rede de ciclovias e promoção da acessibilidade universal nas vias públicas”, ressaltou Francisco Almeida.

No tocante a tecnologia, Sandro Mabel também lembrou que os avanços tecnológicos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento urbano, com a engenharia de software e sistemas. “As engenharias ligadas a TI contribuem muito para a implementação de soluções inovadoras, como sistemas de gestão inteligente de tráfego, monitoramento ambiental em tempo real e plataformas digitais para participação cidadã e transparência governamental”, completou o presidente da FIEG.

Os avanços comemorados no dia mundial da engenharia para o desenvolvimento sustentável, celebrado em 04 de março, mostra que os profissionais de Engenharia são vistos como capazes de lidar com os desafios do crescimento sustentável e tecnológico das cidades.

Neste sentido, ao final do encontro os presidentes colocaram em xeque a seguinte questão: diante de tantos desafios nas cidades, como identificar o que é prioridade e direcionar esforços para solução? Os líderes concordaram que não há como fazer uma boa política pública sem indicadores e monitoramento exclusivos. Parafraseando a saúde, não há como você fazer um tratamento sem um bom diagnóstico.

Também participaram da reunião o engenheiro agrônomo Fernando Barnabé e a líder de Educação da Mútua, Denise Castro.

Taís Cerutti – ASCOM/Mútua (com colaboração de Denise Castro)

Fotos: Denise Castro – Líder de Educação da Mútua