Notícias

Por todo o país, profissionais debatem propostas da Engenharia

Formatação do Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua é ampla e democrática com a realização de dezenas de eventos por todo o Brasil, que sempre contam com a participação da Mútua

O ano de 2022 para o Sistema Confea/Crea e Mútua é marcado pela realização do 11º Congresso Nacional de Profissionais, o CNP.  A cada três anos, na sequência imediata da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), delegações de todos os estados e do DF debatem e votam as propostas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, no sentido de propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Antes da realização do CNP ocorrem as etapas: eventos precursores (regionais), os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e a etapa de sistematização das propostas. Atualmente, os 27 Creas estão promovendo eventos regionais em localidades-chave de cada estado e, em muitos, já começaram a ser realizados os CEPs – e, no caso do Distrito Federal, o Congresso Distrital de Profissionais.

Com o apoio e a participação das Regionais da Mútua, os Congressos nos estados e no DF são fundamentais para que as propostas selecionadas para o CNP reflitam, de fato, as necessidades do país e as sugestões dos profissionais que estão na base, atuando em todos os setores e ramos.

Diretores regionais e executivos da Mútua têm acompanhado e contribuído com os debates dos Congressos, pois sabem da importância desse momento para o Sistema e para os trabalhos futuros. Também é uma oportunidade de colher impressões dos profissionais acerca das atividades da Caixa de Assistência, seus anseios e necessidades e, ainda, quando possível, propor melhorias para a atuação da Mútua.

Durante a programação dos eventos, comumente ocorrem palestras dos diretores da Mútua abordando o papel da Caixa de Assistência, seus benefícios, programas voltados à qualificação e apoio aos profissionais e novos projetos.

Este ano as discussões giram em torno da temática “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e sobre os seguintes eixos temáticos: 1-Inovação tecnológica, 2-Infraestrutura e 3-Atuação profissional.

Antes do 11º CNP, ainda ocorrerá a Etapa de Sistematização das Propostas dos CEPs/CDP, nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília.

Mais sobre o CNP

O CNP acontece a cada três anos e entre as principais dúvidas dos profissionais em relação ao evento está o andamento das propostas encaminhadas a cada edição. Afinal, só na última edição foram elencadas 510 propostas provenientes dos Congressos Estaduais e sistematizadas pelos analistas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Todas podem ser consultadas no site do CNP (www.cnp.org.br). Da nona edição estão disponíveis para consulta 54 propostas finais e da décima edição são 35, atualizadas em tempo real. Entrando no site, ao clicar em uma das propostas, o usuário é direcionado para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), de gestão de processos no Confea.

Caso o profissional queira ir além e ter acesso ao processo que a proposta gerou junto ao SEI, basta enviar um e-mail para a ouvidoria (ouvidoria@confea.org.br) ou para o CNP (cnp@confea.org.br). Lá podem ser tiradas as dúvidas em relação às propostas e, também, sobre o próximo evento.

Na 10ª edição do CNP foram elencadas 510 propostas oriundas dos Congressos Estaduais. Durante a Etapa de Sistematização, os participantes de cada Crea foram divididos em cinco grupos, correspondentes a cinco eixos temáticos e sistematizaram os textos vindos dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). “O maior número de propostas (20) coube ao eixo Atuação Profissional, seguido de Infraestrutura (9), já os eixos Inovações Tecnológicas e Recursos Naturais apresentaram, cada um, 6 propostas e na Atuação de Empresas, sistematizou 4.

A primeira edição do CNP foi realizada em 1993, em Águas de Lindóia (SP), junto com a 50ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea. A décima e mais recente edição do CNP ocorreu em Palmas (TO), em setembro de 2019.

Alline Abreu – Comunicação/Mútua (com informações do Confea)