Notícias

Por sua contribuição para a equidade de gênero, presidente da Mútua recebe o Prêmio Carmen Portinho

Por ações empregadas na promoção da equidade de gênero em sua gestão à frente da Mútua, o presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, recebeu homenagem da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ), com o lançamento e a entrega da primeira edição do Prêmio Carmen Portinho.

“Agradeço à ABEA-RJ, especialmente à minha amiga e presidente da Associação, a engenheira Iara Nagle. Que sigamos inspirados na luta e na atuação de Carmen Portinho, buscando uma sociedade mais igualitária e justa”, destacou o presidente da Mútua durante a solenidade de entrega da honraria, na última sexta-feira (04/08), no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

O engenheiro agrônomo ainda completou enfatizando que, na Mútua, a palavra de ordem é acolhimento. “As nossas profissionais podem contar com programas e benefícios exclusivos, que visam dar suporte a elas e às suas famílias, na busca pela permanência no mercado profissional. Trabalhamos muito para reforçar a presença de mais mulheres nas Engenharias, e, sobretudo, na superação de problemas aos quais as mulheres ainda são submetidas no dia a dia”, explica Francisco Almeida.

Francisco Almeida

O prêmio leva o nome da engenheira e urbanista Carmen Portinho (1903-2001), referência em sua área profissional e reconhecida por seus atos ativistas em prol do direito à educação das mulheres, equidade de gênero e pela autonomia das mulheres. Carmen Portinho ajudou a fundar a ABEA – primeira entidade de classe feminina brasileira – foi a terceira mulher a se formar engenheira no país e a primeira a obter o título de urbanista. Além disso, a engenheira foi fundamental na luta pelo direito ao voto das mulheres.

Solenidade no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

Com esta homenagem, explica Iara Nagle, “desejamos que mais mulheres se inspirem em Carmen Portinho, uma personalidade fundamental na luta pelos direitos das mulheres e empoderamento feminino. Temos o exemplo desta engenheira, feminista, que foi pioneira em várias frentes e extremamente dedicada a promover a evolução social no país. Esta é uma forma de perpetuar o legado deixado por Portinho”, ressaltou a presidente da ABEA-RJ.

Luiz Baratta

Osvaldo Neves

Denise Castro

A honraria especial concedida ao presidente Francisco Almeida, também foi conferida a 40 personalidades que fortalecem a presença feminina nas áreas profissionais de engenharia e arquitetura e proporcionam ações de incentivo à equidade de gênero nas diversas esferas sociais, entre elas:  Carlos Portinho Senador pelo RJ e sobrinho-neto de Carmen Portinho; Engenheiro Civil Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA); os diretores da Mútua-RJ, engenheiro agrônomo de Seg. do Trab. Osvaldo Neves e engenheiro industrial e de Seg. do Trab. Luiz Punaro Baratta; a Líder em Educação da Mútua, especialista em Relações Institucionais e Governamentais Denise Castro; Claudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ; e Nadia Somekh, presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Marilene Mariotton, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado de São Paulo; engenheira agrônoma Andrea Brondani, conselheira Federal do Confea; engenheiro agrônomo Francisco Almeida, presidente da Mútua; Nancy Gorgulho, diretora do Corecon-SP; Jack Rocha, Deputada Federal (PT-ES)

Conforme destacado pela ABEA-RJ, a iniciativa evidencia o papel de cada homenageado para o avanço da sociedade e para o reconhecimento do valor da mulher na área profissional, social e política.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Luciano Belford/ABEA-RJ