Notícias

Palestra da Mútua no 1º COBEN faz uma análise do Futuro das Engenharias no Brasil

O 1º Congresso de Engenheiros Empreendedores (COBEN) foi aberto nesta quarta-feira, em Cuiabá (MT). Com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o evento é voltado as áreas correlatas à Engenharia e acontece até esta sexta-feira (30/06), na FATEC SENAI MT – Faculdade de Tecnologia SENAI MT.

Palestra Magna – O Futuro das Engenharias no Brasil
As Engenharias, a Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia estão presentes, direta ou indiretamente, em todos os setores econômicos e sociais, e a expectativa é que elas tenham cada vez mais importância na busca de soluções para os principais desafios da humanidade e necessidades de mercado.

Esse panorama foi feito pelo presidente da Mútua, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, na palestra magna do COBEN. Conforme ele destacou, estudos mostram que, quanto mais fortes forem essas profissões, maior é o PIB de um país e maior é a qualidade de vida de sua população.

“Para que o Brasil seja capaz de acompanhar essa evolução e formar profissionais qualificados para suprirem as demandas do país, são necessárias mudanças estratégicas na atuação dos agentes envolvidos no ecossistema das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua” ressaltou o engenheiro agrônomo.

Uma verdadeira fotografia do contexto atual dessas profissões no Brasil, indicando a quantidade de profissionais registrados, ocupações exercidas, remuneração, distribuição etária, e outros dados, Francisco Almeida fez uma análise robusta das melhores práticas globais na formação profissional, das novas exigências do mercado, das demandas globais e das novas ocupações que irão surgir.

Em sua explanação, ainda apresentou estratégias e uma agenda de iniciativas para apoiar e fortalecer a atuação profissional no país, incluindo habilidades necessárias para as profissões, mudanças em configurações curriculares e características necessárias para os profissionais da área. “O futuro da engenharia no Brasil está em nossas mãos através da colaboração e de iniciativas inovadoras”, frisou o presidente da Mútua.

Também participam do evento, diretores regionais da Mútua, entre eles, o diretor financeiro da Mútua-MT, eng. civil Silvano Pohl, que amplamente contribuiu com a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento Mato Grosso ((ABENC-MT) na organização do Congresso. Engenheiro civil Luiz Soares de Queiroz, da Mútua-GO, engenheiro eletricista Edson Alves Delgado, da Mútua-MS, engenheira civil Karen Daniela, da Mútua-BA, engenheiro eletricista Renato Archanjo, da Mútua-SP, são outros diretores da Caixa de Assistência que estão no Congresso, além do presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juarez Samaniego.

1º COBEN
Um amplo fórum para apresentações e discussões dentro da temática estabelecida, composto de palestras técnicas rodas de conversas com especialistas, exposições de equipamentos tecnológicos, minicursos, visitas técnicas e finalizando o Congresso com manifesto da Engenharia. Esta é a, em termos gerais, a programação do COBEN, que tem em sua agenda de temas trabalhados: drones aplicados na engenharia, colaboração de projetos BIM, modelagem de negócios na metodologia Canvas, relacionamento com o cliente, marketing digital, entre outros.

Programa PENSAR AGRO- do campo à cidade
Neste segundo dia de COBEN, em Cuiabá, o presidente da Mútua foi um dos convidados do Programa PENSAR AGRO- do campo à cidade, do Portal de Notícias Pensar Agro, um projeto do Instituto do Agronegócio (institutodoagronegocio.org) com o objetivo em informar à Sociedade todas as atividades da cadeia produtiva do agronegócio, desenvolvidas com sustentabilidade, segurança alimentar e responsabilidade socioambiental.

Francisco Almeida falou sobre sua gestão à frente da Caixa de Assistência e como tem tornado a instituição, cada vez mais, a casa de acolhimento dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, com projetos, estudos e um olhar global das profissões sobre o papel e a atuação dos profissionais. Além dos benefícios sociais, financeiros, previdenciários, de saúde e qualidade de vida, destacou ele, a Mútua tem iniciativas para a capacitação e o desenvolvimento das carreiras dos associados.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mútua