Notícias

Painel do Programa Mulher recebe convidadas para falar sobre violência e inclusão no mercado de trabalho

Antes das palestras, foi realizada a abertura do painel com as integrantes do Comitê Gestor, no ano passado e neste ano, e, ainda, com convidados. O presidente da Mútua, Francisco Almeida, a diretora administrativa, Giucelia Figueiredo, e a diretora geral da Mútua-BA, Karen Daniela, estiveram entre as lideranças que ocuparam o dispositivo de honra

Com o auditório lotado, Programa Mulher apresenta planos para 2022

Mostrando que o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua é uma política e um projeto já consolidado, o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua recebeu um painel voltado aos debates das temáticas ligadas à igualdade de gênero, realizado na tarde dessa quarta-feira (17).

Giucelia Figueiredo destaca que as temáticas abordadas no Programa são uma “luta de homens e mulheres”

Representante da Mútua no Comitê Gestor do Programa Mulher, em 2021, a diretora administrativa da Caixa de Assistência, a engenheira agrônoma Giucelia Figueiredo enalteceu o trabalho do grupo e a iniciativa do Confea em estabelecer e institucionalizar o Programa.  “Luta de homens e mulheres. Aqui está a síntese do nosso pensamento. Com essa maturidade política estamos consolidando a maior ferramenta para nós humanizarmos o nosso Sistema Confea/Crea e Mútua, mostrando seu enraizamento”, disse a diretora da Mútua.

Karen Daniela: integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher em 2022

Em 2022, quem responde pela Mútua no Comitê é a diretora geral da Mútua-BA, a engenheira civil Karen Daniela Miranda. “Falamos para presidentes e homens, mas não estamos aqui para disputar espaço com eles, temos o nosso espaço por competência. O empoderar-se é ocupar o nosso espaço. A gente quer passar para cada Mútua esse equilíbrio na participação. Temos competência, a gente sabe o nosso espaço. Estamos aqui por todas nós”, disse, convidando as colegas para participar junto às entidades.

Francisco Almeida prestigiou o painel do Programa Mulher no Encontro de Líderes

Convidado, o presidente da Mútua, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, agradeceu a atuação de Giucelia no Comitê e desejou que Karen tenha o mesmo entusiasmo para levar essa bandeira em todo o país. “Precisamos ser protagonistas disso, inclusive em relação a outros conselhos profissionais. A Mútua está querendo chegar no interior. Precisamos acolher todas essas mulheres que se dedicam e contribuem para o nosso desenvolvimento para fazer parte também desse Comitê”, afirmou.

“Procuramos vestir a camisa, que é uma demonstração da força da mulher na Engenharia, da força da mulher na sociedade. O Programa Mulher não é só para a mulher profissional, é para a mulher na sociedade onde ela está inserida. O problema ocorre de maneira generalizada. Prioritariamente, é em relação à mulher profissional, mas o Programa não está isolado da sociedade”, disse o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger, saudando todos os presentes.

“Esse auditório lotado demonstra que a nossa expectativa foi plenamente atendida. Espero que no próximo ano seja em um auditório maior, e também na Soea”, comentou Krüger, sobre a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, a ser realizada em Goiânia, de 4 a 6 de outubro.

Também participaram do dispositivo de honra, durante a apresentação do Programa Mulher, a presidente do Crea-RS engenheira ambiental Nanci Walter, a conselheira federal, diretora do Confea e representante do plenário no Comitê, a engenheira mecânica Michele Ramos, a assessora da presidência do Confea, a engenheira química Simone Baía, o gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, o engenheiro ambiental Renato Muzzolon Júnior, a integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher desde 2019, a engenheira civil Flávia Roxin, a representante do Cden, a engenheira agrícola Gizele Gadott, e o membro do Comitê Gestor em 2022, o engenheiro químico Marino Greco.

O painel do Programa Mulher no Encontro de Líderes integrou palestras da Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Érica Canuto, sobre “Homens e mulheres no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar” e “O dia a dia da inclusão feminina no mercado de trabalho”, com a engenheira agrônoma Laisla de Gouveia, coordenadora de Sustentabilidade do Ifood, e por uma mesa redonda sobre “A experiência com implantação em política de gênero nos Creas e em entidades”, conduzida pela presidente do Crea-RS, Nanci Walter, com as coordenadoras do Programa Mulher dos Creas Amazonas, eng. pesca Alzira Miranda, e Mato Grosso do Sul, eng. ftal. Mariana Amaral; a presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa; a  vice-presidente da Fisenge, eng. civ. Elaine Santana Silva, e a presidente da Associação de Mulheres Profissionais do Sistema Confea/Crea e do CAU – AMP (AM), eng. civ. Kelly Ambrosio Neto.

Alline Abreu e Cristiano Torres

Comunicação e Eventos Mútua

Fotos: Tarcísio Macedo/Mútua e André Almeida e Marck Castro/Confea