Notícias

Painéis de energia solar estão com impostos federais zerados até 2026

Um grande incentivo para movimentar o setor e a implantação de sistemas fotovoltaicos de energia solar foi anunciado: três impostos federais – de importação,  PIS/Cofins e IPI – incidentes nas placas solares estão zerados até o final de 2026.

A expectativa é de que a isenção estimule o investimento em infraestrutura verde, no número de instalações fotovoltaicas residenciais e em novas usinas de energia solar. Com isso, também, a previsão é de um aumento nas vagas de emprego do setor.

Pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores – Padis), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cerca de R$ 600 milhões serão concedidos em incentivos em 2023.

Uma medida importante para o desenvolvimento sustentável do país, pois é preciso estimular o uso de energias limpas e ecologicamente corretas, preservando cada vez mais o meio ambiente. Além disso, o retorno econômico de se investir em energia solar é bastante positivo.

Mútua também incentiva o uso de energia solar
O profissional do Crea que é associado da Mútua, conta com recursos para investir neste segmento. Tanto para instalação de sistemas fotovoltaicos em seu escritório, quanto para aquele profissional que trabalha com energia solar e desej1900a aproveitar a isenção dos impostos e adquirir placas para revenda e instalação para clientes. O benefício reembolsável para tais finalidades é o Equipa Bem, que tem teto geral de até R$ 157.560,00, até 60 meses para pagar e juros a partir de 0,3%, acrescidos de correção monetária.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua