Menu fechado

Óleos Essenciais: Live apresenta oportunidades de produção no Espírito Santo

As técnicas de produção de óleos essenciais em pequenas propriedades do Espírito

Santo estarão em cena na Live “Trilogia de Óleos Essenciais: Desenvolvimento

Tecnológico na produção de Óleos Essenciais no Espírito Santo com Foco em Pequenas

Propriedades Rurais”.

O tema terá como palestrante o doutor, engenheiro florestal e professor Laercio Couto, PhD pela Universidade de Toronto, Canadá. A palestra será transmitida no próximo dia 22, às 19 horas, pelo canal da Mútua no Youtube.

Os óleos essenciais são obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural.

Clima favorável

De acordo com o professor Laercio Couto, o Espírito Santo, por ter os climas costeiro e de montanha, propicia uma boa oportunidade de produção variada de óleos essenciais. “Espécies nativas da Região do Caparaó, como a Candeia, são valiosas para a extração de óleos utilizados pela indústria de cosméticos, por exemplo, por não causar alergia em crianças e idosos. Outras plantas também podem ser produzidas em terras capixabas, como a Corymbia citriodora e a Melaleuca alternifolia.

Alguns óleos, como o Alfabisabolol são extraídos da madeira e outros, como o Safrol e o Citronelal, das folhas das plantas”, explica Laercio.

Na Live, que tem realização do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) e da Mútua-ES – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, serão apresentadas as oportunidades de exploração dessa cultura no Estado. Na ocasião, também será disponibilizado o suporte técnico, treinamento, material, entre outros requisitos para os produtores do Espírito Santo.

Serviço:

Live: “Trilogia de Óleos Essenciais: Desenvolvimento Tecnológico na produção de Óleos Essenciais no Espírito Santo com Foco em Pequenas Propriedades Rurais”

Palestrante: Professor Dr. Eng. Florestal Laércio Couto – Consultor do Instituto Ibramar

Data: 22/09/2021

Horário: 19 horas

Plataforma: Canal da Mútua no Youtube – https://www.youtube.com/tvmutua

Fonte: Gecom/Mútua

Post relacionado

FONTES