Notícias

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pautam evento da área de auditoria de obras públicas

Sete dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, norteiam os debates da 20ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (XX SINAOP), realizado de 11 a 15 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e tem patrocínio da Mútua e do Confea.

Diversos presidentes e representantes das entidades apoiadoras e patrocinadoras do Simpósio participaram da solenidade de abertura nesta segunda-feira, entre eles, o engenheiro civil Carlos Vilhena, presidente em exercício da Mútua. “Vamos construir uma agenda. Também estamos compromissados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Que possamos seguir juntos, buscando contribuições de outros parceiros”, enfatizou Vilhena, afirmando, ainda, que a entidade não pretende ser apenas patrocinadora dos eventos do Ibraop e, sim, ser parceira em seus projetos.

Em sua fala, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, registrou do papel e a importância das instituições de controle externo. Citando Santo Agostinho, disse que “não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem”. “Nós da Atricon, conselheiros, conselheiros substitutos, temos essa grande missão: a de zelar pela boa administração do dinheiro público”, enfatizou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, que representou presidente do Instituto Rui Barbosa, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas fatais das enchentes que acometeram algumas cidades riograndenses e, após, disse lamentar que tamanha tragédia tenha acontecido perto do evento. “Estamos vivendo um momento bastante difícil no Estado, mas que isso não seja o bastante para nos desmotivar”, concluiu.

O conselheiro-substituto Luiz Henrique Lima (TCE-MT), representou o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas, e em seu discurso lembrou da sua primeira participação em um evento do Ibraop, no ano de 2003. Defensor da preservação do meio ambiente, disse que suas falas sobre acessibilidade e sustentabilidade causaram estranheza da plateia no passado, e que hoje via com grande era alegria e felicidade um evento inteiro dedicado aos temas.“Não tenho dúvidas: o Sinaop impulsiona o aprimoramento do trabalho dos Tribunais de Contas. Temas e propostas, que agora aparentam ser mirabolantes, em alguns anos serão consagradas e utilizadas pelos nossos colegas auditores no Brasil inteiro”, disse.

As autoridades estiveram ao lado da presidente do Ibraop, Adriana Portugal, anfitrião do evento, que conta com aproximadamente 250 profissionais do controle externo de obras públicas.

O tema central “Infraestrutura e Sustentabilidade” pauta a intensa programação técnica, cujas palestras estão dispostas em painéis e contempla sete dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. São eles:
• ODS 5, com a participação das mulheres na infraestrutura brasileira;
• ODS 6, avaliando as questões de saneamento no Brasil e a experiência exitosa de Portugal na extinção dos lixões;
• ODS 9, tratando do uso de tecnologias em auditoria no contexto da indústria, inovação e infraestrutura;
• ODS 11, ressaltando soluções para viabilizar cidades sustentáveis;
• ODS 11, 12 e 13, tratando de prevenção e resposta a desastres em um conjunto de objetivos referentes a cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima;
• ODS 16, endereçando questões relevantes de controle da integridade socioambiental da infraestrutura no contexto da paz, justiça e instituições eficazes.

O evento conta também com cinco minicursos:
1. Orçamentação de Obras Públicas | Elci Pessoa Júnior (Eng. Civil);
2. Nova Lei de Licitações e Contratos | Pedro Jorge Rocha de Oliveira (Ibraop);
3. Metodologia de Avaliação de Qualidade das Rodovias | Paulo Pinto (TCE-RS);
4. Precificação de Riscos | André Baeta (TCU); e
5. Saneamento | professores a confirmar.

Estandes
O Simpósio ainda apresenta estandes das instituições apoiadoras, como a Mútua, e de empresas da região. Colaboradores da Caixa de Assistência prestam atendimento aos profissionais do Crea que estão no evento e realizam a divulgação dos benefícios e serviços do seu portfolio.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua (com informações do Abraop)

Fotos: Rejane Macedo – Gerência Geral/Mútua