Notícias

Mútua sedia reunião parlamentar do Crea-PR

Ação Parlamentar marcou o encerramento das atividades do 11°Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua para a delegação paranaense

Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR, Arício Resende, diretor financeiro da Mútua, e Francisco Almeida, presidente da Mútua

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), em Brasília (DF), uma Ação Parlamentar da comitiva do Crea-PR presente no 11°Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, com Deputados Federais e Senadores representantes do Estado do Paraná. A reunião aconteceu no auditório da sede da Mútua.

O presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, e o diretor financeiro, engenheiro agrônomo Arício Resende, que prestigiaram o encerramento do evento, assim como o presidente do Confea, o engenheiro civil Joel Krüger, parabenizaram o Crea-PR pela proposição da ação e destacaram a importância do envolvimento dos profissionais nas ações realizadas pelo Sistema. Os diretores da Mútua ainda reforçaram que os espaços e as instalações do prédio da Mútua estão à disposição de todo o Sistema para receber eventos e reuniões.

Delegação do Crea-PR e convidados, durante a reunião com parlamentares

O encontro foi híbrido e iniciou com a participação do senador Álvaro Dias (Podemos). “Senador, estamos aqui representando mais de 60 mil profissionais paranaenses e trazendo ideias destes especialistas para a gestão pública do nosso estado”, destacou o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, agradecendo a parceria do Senador na aprovação da emenda que manteve o salário mínimo da Engenharia e citando o interesse da categoria no Projeto de Federalização do Sistema.

Álvaro Dias se colocou à disposição para continuar apoiando as “boas causas” defendidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua e respondeu ao questionamento do presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, engenheiro civil Nelson sobre a possibilidade dos valores de multas sobre situações diversas (em especial sobre o caso da Petrobrás referentes a refinaria de Araucária) serem destinadas à região que sofreu o dano e não aos cofres federais. “Estamos estudando maneiras para que os valores de multas “locais” sejam destinados ao estado, e não à União. Acredito que o caso de Araucária se encaixa perfeitamente nesta situação”.

Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR, atento à fala do senador Àlvaro Dias

Em seguida a participação de Dias, o presidente do Crea-PR iniciou conversa com o deputado federal pelo Republicanos, Luiz Goulart, exaltando o trabalho do deputado nas ações que dizem respeito ao projeto de Inspeção Predial. “Neste projeto, do qual sou relator, a contribuição do Crea tem sido fundamental. A visão dos especialistas é essencial para que possamos evoluir da melhor forma mostrando a necessidade do mesmo para a segurança da sociedade”, disse Goulart.

Segundo o deputado, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e tem chance de ir direto para o Senado. “De qualquer forma, temos que ter em mente que a formação da Comissão não é permanente e isso pode interferir também no andamento do projeto”, ressaltou.

O engenheiro eletricista Fábio Bianchetti, questionou se existia a possibilidade do projeto ser considerado inconstitucional por ter sido gerado no Legislativo, e não no Executivo (conforme aconteceu no andamento do projeto em nível municipal). Goulart disse que não tem como isso acontecer, pois a interpretação do projeto, agora no CCJ, deixa claro que não existe ônus para o Estado, o que não inviabiliza ele ter sido gerado no Legislativo.

Finalizando a ação parlamentar, Diego Garcia, deputado federal pelo Podemos, se colocou à disposição das lideranças do Sistema. “Hoje participo das principais comissões do Congresso e temos a maior produção legislativa do estado do Paraná. Me atualizem, pois vou tentar ajudar com o que estiver dentro do meu alcance dentro das Comissões Temáticas. Conversar com relatores, sugerir emendas. Quero colaborar com o Crea no Paraná, pelo trabalho e pela sintonia que temos desde Londrina. Precisamos atuar unidos para o desenvolvimento sustentável da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, enfatizou o deputado.

O Engenheiro Eletricista, Brazil Alvim Versoza, destacou a importância das articulações serem realizadas não somente com deputados de profissões afetas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, mas com todos os que possam colaborar para o alcance dos objetivos da engenharia, agronomia e geociências.

Crea-PR (com inserções da Comunicação da Mútua)

Fotos: Crea-PR e Carlos Silva/TI Mútua