Notícias

Mútua realiza articulação junto a parlamentares por projetos de empregabilidade para os profissionais do Sistema

O 13º Encontro de Líderes do Sistema, realizado de terça (20) até esta quinta-feira (22), em Brasília, recebeu muitos parlamentares para o debate de temas ligados à engenharia, à agronomia e as geociências. Senadores e deputados de diversos estados participaram de painéis e discutiram projetos de interesse das categorias.

Durante o evento, a Diretoria Executiva da Mútua esteve com o senador Jaime Bagattoli, de Rondônia, e a deputada Marussa Boldrin, de Goiás. O presidente Francisco Almeida e os diretores Carlos Vilhena, Benefícios, Arício Resende, Financeiro, e Waldir Duarte, Tecnologia, trataram com os parlamentares sobre ações e sugestões de projetos ligados à empregabilidade nas profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua.

As ponderações feitas pela Diretoria da Mútua estiveram embasadas pelo censo realizado ano passado pela instituição, que originou a publicação “O Futuro das Engenharias no Brasil”.

O projeto de lei 1269/2023 que regulamenta o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, apresentado pelo senador Bagattoli, também foi um tema discutido.

Além disso, o parlamentar citou outras proposições que estão em sua pauta parlamentar: Em 2024 existe a necessidade de regulamentar pontos da Reforma Tributária que foi aprovada ano passado; o Governo Federal publicou medida provisória onerando a folha de pagamento, após o Congresso Nacional aprovar a desoneração da de 17 segmentos do setor produtivo; e o presidente da República vetou parte da lei que flexibiliza os registros de agrotóxicos (pesticidas).

Já Marussa, que é engenheira agrônoma, reforçou seu apoio e defesa das profissões do Sistema no parlamento, destacando sua participação em um painel do Encontro de Líderes, onde o público do debate era formado por jovens profissionais e estudantes, e quando ela falou sobre a importância da representatividade classista. “É preciso entender que estamos na Câmara para defender as nossas pautas e precisamos dos profissionais do Sistema na política”, defendeu Marussa.

Para o presidente Francisco Almeida, a deputada é um “elo” que o Sistema tem na defesa dos profissionais do Sistema na Câmara. “Não é fácil o papel desempenhado pela deputada, é um trabalho difícil. Marussa é muito atuante e tem nos ajudado na divulgação do trabalho social da Mútua para os profissionais”, disse ele.

 

Redação: Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Mark Castro e Cláudio Marra

Vídeos: Louise Rodrigues (Reportagem), Marcelo Cunha do Brasil (Imagens) e Dmitri Valença (Edição)