Notícias

Mútua patrocina capacitação em infraestrutura de transportes

O 25º Enacor – Encontro Nacional de Conservação Rodoviária debate a infraestrutura dos modais de transporte, logística, tecnologia e trânsito do país e acontece esta semana, de 19 a 22 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Em conjunto, também são realizadas a 48ª RAPv – Reunião Anual de Pavimentação e a 4ª ExpoEnacor.

Com palestras, minicursos, mesas-redondas, feira de negócios, apresentações de trabalhos técnicos, entre outras atividades, o objetivo é proporcionar um grande intercâmbio técnico, privilegiando o compartilhamento de conhecimentos e experiências profissionais de pavimentação e conservação rodoviária de todo o país. Entre o público, destaca-se a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua que atuam na área de transportes.

Patrocinadora dos eventos, a Mútua incentiva, através desse apoio às entidades e instituições ligadas à Engenharia, a capacitação dos engenheiros e a valorização da categoria e, ainda, promove a divulgação de sua missão como braço social do Sistema Confea/Crea.

Início dos trabalhos do Congresso

Diversas atividades já aconteceram ao longo do primeiro dia de programação do 48º Enacor e da 48ª RAPv, incluindo grupos de trabalho e assembleia geral da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), seis minicursos e o I Fórum Nacional sobre Gestão de Faixa de Domínio e Desapropriações.

Também na terça-feira, 19 de setembro, a Solenidade de Abertura reuniu autoridades, especialistas do setor e lideranças de instituições apoiadoras do Congresso. O presidente em exercício da Mútua, engenheiro civil Carlos Vilhena, falou sobre o novo posicionamento da instituição, que vai além dos benefícios diretos aos profissionais associados. “Encarem a Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, não como um patrocinador, mas sim como uma parceira em todos os eventos que vocês venham a fazer, tanto a ABDER, a ABPv, DER e DNIT. A Mútua não está só para levar benefícios para nossos colegas profissionais, mas, também, para promover o aprimoramento e a valorização profissional e a formação continuada. Contem conosco para mais eventos como este”, frisou Vilhena.

Indicando aos profissionais a importância de conhecer a Mútua, o presidente em exercício da instituição convidou a todos a visitarem o estande da Caixa de Assistência no evento. “A Mútua oferece benefícios reembolsáveis, auxílios, planos de saúde, previdência complementar. Esses são nossos carros-chefes. Tenham na Mútua uma parceira, que acolhe e ajuda o profissional a todo tempo”, afirmou.

A abertura oficial contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do presidente da ABDER – Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem, eng. Riumar dos Santos, da diretora-presidente da ABPv – Associação Brasileira de Pavimentação eng.ª Luciana Nogueira Dantas, do diretor-geral do DER/PR, eng. Alexandre Castro Fernandes, do Secretário de Infraestrutura e Logística, eng. Fernando Furiatti Saboia, e, representando a Comissão Organizadora do evento, o eng. Charlles Urbano Hostins.

O diretor de Tecnologia da Mútua, geólogo Waldir Duarte também participa dos eventos e destacou a relevância da agenda para o setor, tanto a nível de negociações, através da feira, como para a reciclagem dos profissionais, com as palestras técnicas e que tais resultados “enquadram-se perfeitamente na atual visão da Mútua, valendo muito o patrocínio concedido”, sublinhou.

No segundo dia de programação (20), Waldir Duarte e o diretor administrativo da Mútua-PR, o eng. químico Luiz Eduardo Caron participaram de um podcast onde falaram sobre a Mútua. “Tivemos a oportunidade de falar e divulgar a Mútua e seus benefícios aos profissionais, o que se constituiu uma importante ação durante o evento, além do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do nosso estande na feira, tirando dúvidas sobre a Mútua, captando novos associados e divulgando a Caixa de Assistência a todos os visitantes.

4ª ExpoEnacor

Simultaneamente ao 25º Enacor e 48ª RAPv, é realizada a 4ª ExpoEnacor, com estandes de expositores que participam do evento apresentando suas atividades e produtos, uma oportunidade para interação entre profissionais, empresas e entidades da área. Um dos estandes do espaço é o da Mútua, onde são realizados atendimentos diversos relacionados às atividades da Caixa de Assistência.

O Futuro das Engenharias no Brasil

A programação do Congresso vai contar, na sexta-feira (22), com a palestra “O Futuro das Engenharias no Brasil”, ministrada pelo eng. civil Marcelo Linguitte, gerente geral da Mútua. Ele vai detalhar esse projeto inédito da Caixa de Assistência, que se caracteriza como um censo do profissional brasileiro e aponta novos caminhos para a valorização dos engenheiros, agrônomos e geocientistas.

São aguardadas cerca de 1,5 mil pessoas, entre profissionais da área, pesquisadores e estudantes de engenharia. Ao todo serão 26 palestras, três mesas-redondas, apresentação de 129 trabalhos técnicos-científicos e estudos de caso, grupos de trabalho e reuniões, e o lançamento de livros. As atividades vão até sexta-feira (22), com encerramento às 12h30. A programação completa pode ser consultada no portal do evento.

 

Alline Abreu – ASCOM/Mútua

Fotos: Rejane Macedo – Gerência Geral/Mútua