Menu fechado

Mútua participa do 21º CONEST, em Teresina-PI

            O Congresso foi realizado no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, nos dias 6 a 8

Na semana passada, Teresina foi a casa da Engenharia de Segurança do Trabalho no país. Após a 4ª Reunião Extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Sistema Confea/Crea e Mútua, ocorreu o 21º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest).

O evento foi promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), pela Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apiest-PI) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI). Como apoiadoras, diversas instituições contribuíram para a realização do Congresso, como a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O 21º Conest proporcionou debates e reflexões sobre a Segurança do Trabalho, contando com a participação especialistas da área reconhecidos nacionalmente.

                                                                                            Calheiros

Cláudio Calheiros, eng. agr. e Seg. Trab. e diretor de Tecnologia da Mútua, prestigiou a abertura solene do evento, além dos diretores regionais da Mútua-PI, eng. civil Manoel Coelho Soares Filho (diretor geral), eng. civil e Seg. Trab. Francisco de Assis Carvalho (diretor financeiro) e eng. agrim. civil e Seg. Trab. Walterwilson Carvalho Leite, que acompanharam todo o evento. O presidente do Confea, eng. civ Joel Krüger, foi representando no dispositivo de honra pelo eng. civ e seg. trab. Ricardo Augusto de Melo.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, esteve presente na abertura do evento e foi homenageado por sua contribuição para o desenvolvimento da Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível estadual e nacional. A entrega foi feita pelo presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves Júnior e pelo presidente da Apiest, Hércules Medeiros, anfitrião do evento. “A Segurança do Trabalho tem a ver com a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho, de forma a contribuir para o bem-estar físico e emocional dos trabalhadores”, disse. Na oportunidade, o presidente Ulisses Filho abordou a atuação do Crea-PI, a remuneração profissional e o empreendedorismo. “No Piauí estão saindo muitos profissionais das instituições de ensino superior e fica a pergunta: como o mercado vai absorver estes profissionais? questionou. O conselheiro representante do Crea-PI na CCEEST e integrante da comissão organizadora do 21º Conest, eng.seg. do trab. Andrei Costa, também compôs a mesa de honra.

                                                  Dispositivo de honra da abertura solene do 21º Conest

Em seu discurso, o presidente da Apiest, Hércules Medeiros, ressaltou a oportunidade de qualificação para os profissionais piauienses. “A qualificação que os nossos profissionais estão recebendo com esses renomados profissionais de nível nacional, que tem experiência e expertise comprovada de mercado, é muito importante. Também é uma oportunidade de apresentar as belezas e potencialidades do Piauí, que muita gente não conhece”, disse.

Já o presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves Júnior, destacou a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na preservação da segurança e saúde do trabalhador. “A Engenharia de Segurança do Trabalho é a Engenharia mais humana que existe, pois trata diretamente das pessoas. O 21° Conest tem a participação de docentes de Portugal e profissionais de todo o Brasil. Portanto, é uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos”, falou.

Benvenuto Gonçalves, Manoel Soares, Cláudio Calheiros, Walterwilson Leite, Francisco Carvalho e Ulisses Filho

Mútua: estande e sorteio
O Conest contou com estande da Mútua, onde os participantes puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua. A Mútua-PI, em parceria com o Inbec, sorteou quatro bolsas de 50% de desconto em cursos da Instituição para os profissionais que visitaram o estande.

                      Mútua-PI e Inbec sortearam bolsas de 50% de desconto nos cursos do Instituto

Debates
Em três dias de evento, congressistas abordaram os principais desafios da saúde no trabalho no contexto atual: A dinâmica e a sustentabilidade da engenharia de segurança do trabalho; Higiene ocupacional: conceitos e estratégias; Gestão de riscos no ambiente de trabalho; Livre trânsito dos profissionais de Engenharia nos países de língua portuguesa; A mulher em destaque na Engenharia de Segurança de Trabalho; Avaliação de riscos e suas aplicações no mundo do trabalho; e Práticas de sucesso na prevenção de doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

                    A supervisora da Mútua-PI, Glenda Cronemberguer (primeira a partir da direita), com servidoras do Crea-PI

 

Fonte e fotos: Crea-PI (com inserções da Gecom/Mútua)

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FONTES