Notícias

Mútua participa da 1ª Cimeira Bilateral 2023 das Engenharias do Brasil e de Portugal

A 1ª Cimeira Bilateral 2023, que reúne o Sistema Confea/Crea e Mútua e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) teve início na manhã desta terça-feira (14/02), em Brasília (DF).

As Cimeiras Bilaterais ocorrem semestralmente, sendo uma em Portugal e outra no Brasil, com vistas à supervisão do Termo de Reciprocidade firmado entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal, bem como à discussão e implementação de melhorias nos processos previstos no documento.

Compondo a mesa de abertura dos trabalhos, o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, destacou que são visíveis os avanços e resultados desse intercâmbio Brasil-Portugal. “Vejo que, a cada dia, melhora a aceitação dos nossos profissionais em Portugal, que de uma forma acolhedora tem recebido nossos engenheiros. A Engenharia do Brasil só tem a ganhar ao inserir os profissionais na Europa e quem sabe, como mais um passo do Termo de Reciprocidade, possamos levar nossa experiência de uma Caixa de Assistência para aplicação em Portugal?”, vislumbrou ele.

O Brasil, por meio do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, recebe para a reunião o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, o engenheiro civil Fernando Manuel de Almeida Santos, e a vice-presidente da OEP, a engenheira química Lídia Manuela Duarte Santiago. A Cimeira ainda reúne conselheiros federais, coordenadores do Colégio de Presidentes (CP) e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden). Sempre pensando no aprimoramento do Termo de Reciprocidade Profissional firmado com a OEP, Krüger ressaltou a importância da parceria internacional.

A recepção às lideranças da Engenharia portuguesa aconteceu já nesta segunda-feira (13/02), quando a vice-presidente da OEP falou sobre a avaliação EUR-ACE® (European Acreditted Engineer) no Plenário do Confea.

Além do alinhamento sobre protocolos de cooperação e acompanhamento de dados estatísticos acerca dos profissionais registrados, a programação da reunião, que é sediada no Hotel San Marco, prevê a definição da data da próxima Cimeira, que será no segundo semestre, em Portugal.

Fotos: Marck Castro – Confea